O molde de duas placas é o tipo de molde mais frequentemente utilizado. Comparado com o molde de três placas, o molde de duas placas é mais barato e mais simples de fazer, e tem um inferior tempo de ciclo.
Antes de desenhar um molde multi-cavidade, devia analisar a peça para determinar a localização do ataque. Num molde de duas placas, os canais de alimentação e ataques devem estar no plano de partição, para que possam ser ejetadas quando o molde é aberto. É possível utilizar um molde de duas placas para moldes multi-cavidade ou moldes família; mas apenas se o plano de partição puder ser alinhado com o ataque, tal como ilustrado na figura em baixo.
Quando desenhar um molde multi-cavidade, é importante desenhar os canais de alimentação de forma que o fluxo de polímero fique equilibrado. Com alguns modelos multi-cavidade pode não ser possível equilibrar o fluxo de material utilizando um molde convencional de duas placas, pelo que poderá de ter de utilizar um molde de três placas, ou um molde de duas placas com canais de alimentação quentes.