A temperatura de extração é a temperatura abaixo da qual o plástico é sólido.
Quando a totalidade da peça atingiu a temperatura de extração, a peça pode ser ejetada do molde sem efeitos adversos na qualidade.
Como o tempo de arrefecimento frequentemente compreende uns 80% do tempo de ciclo, qualquer redução no tempo de arrefecimento reduzirá significativamente o tempo de ciclo. Frequentemente, o tempo de ciclo é determinado pelo tempo gasto na redução da temperatura da peça até ao nível no qual pode ser ejetada sem comprometer a qualidade da peça. A temperatura à qual a peça pode ser extraída do molde é afetada por uma série de fatores.
Para uma extração bem sucedida, a peça deve ser suficientemente rígida para resistir a qualquer tendência para empeno causado por variações de contração e tensões residuais, e suficientemente rígida para resistir às forças locais na peça exercidas pelo sistema de extração. A geometria da peça, o acabamento do molde e o grau a que a cavidade foi compactada durante as fases de compactação e enchimento.
Os requisitos globais para o arrefecimento da peça serão sempre um compromisso entre um arrefecimento uniforme para garantir a qualidade da peça e um arrefecimento rápido para minimizar os custos de produção.