Definir um plano de âncora

Pode definir um plano de âncora para indicar a partir de onde a deflexão da peça é medida.

No início de uma análise Empeno, a peça analisada é automaticamente restringida a um plano a partir do qual é medida a deflexão da peça. Este plano é definido como o plano de âncora. No pós-processamento, os resultados de deflexão do empeno podem ser mostrados relativamente a qualquer plano de âncora arbitrário.

  1. Nos resultados Empeno, no painel Tarefas de estudo, selecione um resultado Empeno.
  2. Certifique-se de que o modelo tem uma rotação adequada para definir três pontos de referência para definir um plano de âncora. Os três pontos têm de estar no mesmo eixo Z.
  3. Clique em Restrições de empeno (separador Resultados > painel Resultados > Restrições de empeno). Aparece o diálogo Restrições de Empeno.
  4. Clique no modelo ou introduza as coordenadas X, Y e Z para especificar os três pontos no seu modelo que definem o plano de âncora. Se optar por introduzir as coordenadas, clique em Adicionar para registar cada ponto.
    • O primeiro ponto definido é o ponto da âncora. Este ponto é restringido em todas as direções (X, Y, Z).
    • O segundo ponto definido é restringido só na direção X.
    • O terceiro ponto definido é restringido em ambas as direções (X e Y ).
  5. Especifique o valor da deflexão máxima nominal para ser utilizado na avaliação do empeno.
    Nota: A deflexão máxima nominal predefinida é igual a aproximadamente 50% da espessura média.
  6. Clique em Aplicar, se tiver introduzido os valores do ponto de referência manualmente, para atualizar os valores de empeno para este plano.
Nota: Deve considerar cuidadosamente a posição do plano de âncora quando detectar resultados de empeno. Em áreas distantes do plano de âncora, as deflexões calculadas podem comprometer um componente de contração in-plano ou uma contração extra-plano.
Dica: Pode arrastar os pontos do plano de âncora para a peça onde atualizar o plano de âncora, no ecrã de resultados de empeno.
Dica: Clique e mantenha premida a tecla Shift enquanto arrasta o cursor do rato para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o tamanho dos ícones de âncora ().