O resultado Linhas de soldadura mostra o ângulo de convergência em que duas frentes do fluxo se encontram. A presença de linhas de soldadura podem indicar uma fraqueza estrutural e/ou defeito na superfície.
Dica: Sobrepondo o resultado Tempo de enchimento e vendo a animação, pode ver como a as frentes de fluxo convergem.
O termo "linha de soldadura" é frequentemente utilizado para referir linhas de soldadura e de união. A única diferença entre elas é o ângulo em que são formadas. As linhas de soldadura formam-se em ângulos inferiores aos das linhas de união. As linhas de soldadura podem causar problemas estruturais e fazer com que a peça seja visualmente inaceitável, mas são inevitáveis quando a frente do fluxo se divide e se volta a juntar em volta de um orifício ou se a peça tiver vários ataques.
Considere as condições de processamento e a posição das linhas de soldadura para determinar se as linhas de soldadura serão de alta qualidade. As linhas de soldadura e de união devem ser evitadas, particularmente linhas de soldadura em áreas que necessitam de um aspeto suave ou forte.
As condições de processamento ajudam a determinar a qualidade das linhas de soldadura ou de união. A resistência da linha de soldadura é influenciada pela temperatura a que a linha de soldadura é formada e a pressão exercida na soldadura até a peça solidificar, a pressão é 0 na linha de soldadura. Uma "boa" soldadura normalmente ocorre se temperatura do fundido onde a linha de soldadura se forma não é superior a 20°C abaixo da temperatura de injeção.
Utilizar este resultado
As linhas de soldadura podem ser movidas alterando-se o padrão de enchimento para que as frentes de fluxo se encontrem noutra posição. Para mover linhas de soldadura:
- Alterar as localizações do ataque.
- Alterar a espessura da peça.
Para melhorar a qualidade das linhas de soldadura:
- Aumente a temperatura do fundido, a velocidade de injeção ou a pressão de compactação. Isto permitirá que as frentes de fluxo fiquem, de facto, melhor soldadas.
- Aumente os diâmetros de ataques e canais, para ser mais fácil compactar a peça.
- Mova os pontos de injeção para que as linhas de soldadura se formem mais perto dos ataques. A linha de soldadura é, assim, criada com uma temperatura mais alta na frente do fluxo e a compactação é efetuada com mais pressão.
- Mova pontos de injeção para que as frentes do fluxo se encontrem mais obliquamente, transformando a linha de soldadura numa linha de união.
- Optimize o desenho do sistema de alimentação.
- Reduza as dimensões do canal de alimentação e mantenha o mesmo caudal. O aquecimento por corte pode ser, assim, utilizado para aumentar a temperatura do fundido na frente do fluxo.
Resolver um problema pode causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Considere cuidadosamente todos os aspetos relevantes da especificação do desenho do molde antes de escolher uma opção.
O que deve procurar
O resultado
Linhas de soldadura ajuda-o a identificar os seguintes problemas:
- Problemas estruturais: a peça pode estar mais suscetível a quebrar ou a deformar-se na linha de soldadura, especialmente se a linha de soldadura for de fraca qualidade. Esta fraqueza é um problema mais sério em áreas da peça que estão sujeitas a tensão.
- Defeitos visuais: uma linha de soldadura pode causar uma linha, uma fenda ou uma alteração de cor na superfície da peça. Se a linha de soldadura ficar posicionada numa superfície menos importante da peça, como, por exemplo, na parte inferior, isto pode não ser um problema.