O resultado Orientação na camada fornece uma boa indicação de como as moléculas serão orientadas no exterior da peça, mostrando a direção de alinhamento principal médio para toda a área local no fim do enchimento.
Porque o fundido congela muito rapidamente quando entra em contacto com o molde pela primeira vez, o vetor de velocidade fornece a orientação molecular mais provável na camada.
As magnitudes destes vetores são normalizadas para um e apresentadas multiplicadas pelo fator de escala indicado. A orientação na camada é determinada pela direção da velocidade quando a frente do fundido atinge uma determinada localização.
O resultado Orientação na camada é útil para estimular as propriedades mecânicas de um peça. Por exemplo, a força do impacto é normalmente muito mais elevada na direção da orientação molecular na camada. Quando utilizar polímeros com fibras, a tensão de cedência é também superior na direção da orientação na camada, porque as fibras na superfície são alinhadas nessa direção. A orientação na camada normalmente representa a direção da força. Para peças de plástico que têm de resistir a grandes impactos ou forças, a localização do ataque pode ser desenhada para dar uma orientação na camada na direção do impacto ou força.
A contração linear de uma peça também depende da orientação na camada. Em polímeros sem carga, a contração na direção da orientação do fluxo ou da camada é maior do que na direção da orientação transversal ou do núcleo. Esta situação pode ser invertida se utilizar polímeros com fibras devido à baixa contração e à rigidez das fibras na direção da orientação da camada.
Compare o resultado Orientação na camada com o resultado Tempo de enchimento para identificar fluxos desequilibrados na peça.
É importante orientar as moléculas corretamente para assegurar a qualidade mecânica de uma dobra. Os pontos de injeção devem ser colocados em posições que produzem uma orientação molecular consistente, conforme indicado no diagrama seguinte à esquerda. O diagrama à direita apresenta uma orientação molecular inconsistente, que conduz a uma qualidade inferior da peça.