A temperatura do fluido de refrigeração é determinada, tendo em consideração a temperatura da superfície do molde recomendada para o plástico a ser moldado e a capacidade de atingir esta temperatura.
Alguns termoplásticos necessitam de mais temperatura na superfície para um melhor acabamento da peça. Nesses casos, a água ou óleo aquecidos podem ser utilizados para arrefecer o molde. Geralmente, a temperatura do fluido de refrigeração é diminuída para conseguir uma melhor transferência de calor e um tempo de ciclo reduzido. No entanto, tente manter a temperatura da superfície do molde perto do valor recomendado.
É sugerido, como orientação para o desenho, uma temperatura de entrada de 10 a 20°C inferior à temperatura de molde desejada. Isto também será influenciado pelo sistema de fluido de refrigeração a circular disponível. Não existe vantagem em especificar uma temperatura de entrada do fluido de refrigeração de 5°C, se não houver nenhum refrigerador disponível para atingir este valor. A temperatura da água de depósito variará dependendo do ponto geográfico e das condições ambientais.