Análise do Consultor de desenho

Nesta tarefa, utilizará a análise do Consultor de desenho para verificar que áreas da peça poderão causar problemas durante outras análises ou aumentarão significativamente o tempo de análise.

Pode utilizar a análise do Consultor de desenho para verificar a geometria de um modelo se este for grande e complexo, para localizar caraterísticas finas como texto e raios ou áreas espessas que possam causar problemas com outras análises.

Para modelos Dual Domain, as análises do Consultor de desenho também avaliam a adequação da espessura da peça.

  1. Selecione o separador Tarefas do painel Projeto.
  2. Clique em (separador Base > Configuração do processo de moldação > Assistente de análise). Aparece o diálogo Assistente de análise.
  3. Selecione a caixa de verificação Consultor de desenho no separador Sequência.
    Nota: Deve apagar qualquer tipo de análise previamente selecionado para que a sequência Consultor de desenho fique disponível.
  4. Clique em Analisar. A análise começa. Quando aparecer o diálogo Análise Completa!, clique em OK.
As análises Consultor de desenho fornecem três resultados:
Espessura de parede nominal
O modelo é verificado quanto a variações de espessura que possam aumentar o tempo de análise e, possivelmente, diminuam a precisão da análise. Idealmente, as peças deveriam ser desenhadas com paredes uniformes, por forma a evitar empeno ou defeitos na superfície. As variações na espessura das peças podem causar variação de fluxo, como race-tracking ou hesitação, e podem também resultar em excesso de empeno.
Ângulo de inclinação
O modelo é verificado quanto a variações de inclinação que possam ser necessárias para uma fácil extração da peça. As tolerâncias do ângulo são apresentadas como faixas de cor, em que o azul representa superfícies que são paralelas ao plano de partição (plano XY), o vermelho representa superfícies com inclinação zero (perpendiculares ao plano de partição) e outras quatro cores (amarelo, verde, turquesa e ciano) são utilizadas para representar vários intervalos de ângulos de inclinação. A textura ou rugosidade da superfície do molde, a complexidade da peça e a profundidade da peça a ejectar são fatores que influenciam a seleção de ângulos de inclinação.
Saída negativa
Este modelo é verificado quanto a saídas negativas. As saídas negativas são erros no modelo ou funcionalidades da ferramenta que requerem componentes de ferramentas especiais, como barras de deslize, elevadores ou buchas retrácteis, para que a peça possa ser ejetada. As saídas negativas são apresentadas a vermelho e as áreas sombreadas são apresentadas a azul. Quando as saídas negativas são detectadas, pode tomar-se a decisão de modificar o desenho da ferramenta ou utilizar um componente de ferramenta mais complexo para formar a saída negativa, para que a peça possa ser ejetada.

Se um modelo apresentar problemas em algum destes resultados, deverá repará-lo, utilizando a aplicação do desenho original ou uma ferramenta como o CADdoctor for Autodesk® Simulation.

Veja cada um dos resultados. Pode ver que não existem problemas destacados pela análise do Consultor de desenho.