Como a espessura afecta o fluxo

O plástico moldado flui preferencialmente através de secções mais espessas de um molde, mas alterações subtis à geometria da peça podem ajudar a equilibrar o caudal.

Orientadores e defletores de fluxo

O orientador de fluxo é um aumento em espessura ao longo de um caminho de fluxo para aumentar o fluxo ao longo do caminho.

O defletor de fluxo é a diminuição em espessura ao longo de um caminho de fluxo para diminuir o fluxo ao longo do caminho.

Os orientadores e defletores de fluxo podem ser utilizados para garantir que todos os caminho numa cavidade sejam enchidos ao mesmo tempo, para obter caminhos de fluxo equilibrados. Muitas vezes, o ponto de injeção adequado do polímero não define caminhos de fluxo iguais e a utilização de vários pontos de injeção do polímero cria linhas de soldadura extra indesejadas. Alterar a espessura nas especificações do desenho pode ser o mais apropriado para equilibrar caminhos de fluxo.

O diagrama seguinte de uma placa quadrada com uma espessura uniforme e com um ponto de injeção do polímero no centro demonstrará o fluxo. A peça à esquerda mostra um padrão de fluxo radial com enchimento desequilibrado, criando áreas que ficam cheias primeiro para ficarem sobrecompactadas, causando possíveis problemas de distorção. Na peça à direita, a espessura da placa foi aumentada a partir do centro para os cantos da peça, diminuindo a resistência do fluxo nestas direções.



A animação mostra como, ao alterar a espessura numa parte da uma peça, pode criar um padrão de fluxo mais equilibrado. Os orientadores e defletores de fluxos criarão um padrão de enchimento mais próximo de fluxos equilibrados e poderá ser efetuado um melhoramento adicional para melhor equilibrar os fluxos.

Nota:
  • Sempre que possível, utilize defletores de fluxo em vez de orientadores de fluxos, para minimizar o peso da peça.
  • Uma vez que a contração é uma função da espessura, tenha em consideração os possíveis efeitos que as alterações na espessura possam ter no empeno da peça.