Planos de âncora

Após se executar uma análise Empeno, é necessário definir um plano de referência contra o qual o empeno será medido. Este é o plano de âncora, que é definido por três pontos designados por pontos de âncora selecionados numa peça não distorcida.

Onde posicionar o plano de âncora

Considere a posição do plano de âncora cuidadosamente quando vir os resultados do empeno. Posicione o plano numa secção plana da peça, onde possa facilmente visualizar as deflexões e onde as implicações das deflexões possam ser interpretadas com mais clareza.

As localizações possíveis para um plano de âncora incluem as seguintes:

Nota: O plano de âncora não tem de ser paralelo ao plano XY.

Escolher os três pontos de referência

O plano de âncora é definido selecionando três pontos na peça. Selecione os três pontos numa grande área para definir um plano de referência facilmente visualizável. Este plano é utilizado para medir as deflexões, tal como mostrado em baixo.

A sequência onde os pontos de âncora são definidos é importante, pois afecta os resultados do empeno.

Nota: Os pontos de âncora não têm de estar nos cantos da peça. Normalmente são colocado nos pontos de correção da montagem acabada, ou nos limites de encontro de duas peças.


Três pontos de âncora definidos numa peça não distorcida. A peça distorcida deve ser orientada em relação a este plano para medida.



O primeiro ponto de âncora definido é o ponto central frontal. O ponto correspondente na peça deve ser alinhado com este ponto de âncora.



O segundo ponto de âncora define uma linha a partir do primeiro ponto de âncora. O segundo ponto correspondente na peça a ser medido deve ser colocado junto a esta linha, mantendo o posicionamento do primeiro ponto de âncora.



O terceiro ponto de âncora define o plano de âncora. O terceiro ponto na peça é agora colocado neste plano, mantendo a posição dos primeiros dois pontos de âncora.



A peça é agora corretamente orientada em relação ao plano de âncora.



A distância a partir da plano de âncora ate à peça é agora uma repetível medida do empeno

Ajustar a definição do plano de âncora

As três localizações que tiver selecionado para definir o plano de âncora são mostrados por três símbolos correspondentes. Pode redefinir o plano de âncora arrastando um ou mais dos símbolos para uma nova posição na peça. Assim que soltar o botão esquerdo do rato para colocar o símbolo na nova posição, os resultados de deflexão serão automaticamente atualizados.