Resultado da estimativa dos chupados

O resultado da Estimativa dos chupados apresenta chupados simulados na peça.

O resultado Estimativa dos chupados mostra as profundidades calculadas dos chupados na peça com a legenda das diferenças.

Este resultado indica a presença e localização de chupados (e vazios) provavelmente causados por caraterísticas na face oposta da superfície. Os chupados ocorrem normalmente em moldagens com secções mais espessas, ou em nervuras de localizações opostas, saliências ou fillets internos. O resultado não indica chupados causados por regiões localmente espessas.

Utilizar este resultado

Os chupados são um defeito mais visual do que estrutural; o resultado deve ser avaliado segundo as especificações visuais da peça. Cores mais claras e superfícies com textura tendem a provocar chupados menos visíveis.

O índice do resultado indica um grau de gravidade da profundidade influenciado pelo material, a geometria da peça, a posição em relação ao ponto de injeção e as condições de enchimento do molde. A alteração de qualquer um destes aspetos permite-lhe determinar a influência de cada um nos chupados.

Geralmente, se a espessura da nervura for inferior a ou igual a 60% da secção da parede principal, provavelmente não existirão chupados significativas.

Se não for possível remover ou reduzir um chupado, pode ocultá-la. Isto pode ser feito adicionando uma caraterística de desenho, uma série de recortes na área onde ocorre.

O que deve procurar

Para reduzir a ocorrência de chupados tente uma destas opções:
  1. Altere o desenho da peça para evitar secções espessas e reduza a espessura de caraterísticas que intersectem a superfície principal.

  2. Reposicione o ataque para ou junto das áreas problemáticas. Isto permite que estas secções sejam compactadas antes das secções mais finas, entre o ataque e a solidificação das áreas problemáticas.

  3. Aumente o tamanho dos ataques e dos canais para atrasar o tempo de solidificação do ataque. Isto permitirá que mais material seja compactado na cavidade.

  4. Por vezes, diminuir a temperatura do fundido e do molde pode ser suficiente. Como alternativa, pode ser utilizado um fundido menos viscoso.