Comportamento - Seguir superfície

O Comportamento - Seguir superfície move delegados relativos a superfícies do objeto, que podem ser fixas ou animadas. Por exemplo, é possível aplicar um modificador Ruído animado a uma grade de patch para simular uma superfície de água agitada e os objetos guiados por Seguir superfície irão permanecer no topo.

Nota: Por padrão, um delegado influenciado pelo Seguir superfície escolhe uma direção para mover em qualquer quadro com base em sua face atual e o plano da face que está atualmente sobre. Portanto, os objetos movendo para cima, enquanto buscam um ponto na parte inferior da outra parte da colina, tendem a virar para a esquerda ou para a direita para a lateral da colina, em invés de seguir a inclinação crescente. É possível substituir isto com a opção Vetor de projeção.

Interface

[botão superfície alvo]
Especifica um único objeto "alvo" para usar como uma superfície. Clique neste botão e, em seguida, selecione o objeto de destino na viewport. O nome de destino então aparece no botão. Antes de selecionar uma superfície alvo, a etiqueta exibe "Nenhum".

Se você tiver selecionado vários alvos usando Seleção múltipla (consulte o próximo item), a legenda "Múltiplo" aparecerá no botão. Para ver quais objetos estão designados como alvos, clique no botão Seleção múltipla. A caixa de diálogo Selecionar aparece com os alvos designados realçados.

Seleção múltipla
Abre a caixa de diálogo Selecionar para permitir a seleção de vários alvos.

Quando você tem mais do que um alvo, os delegados inicialmente se movem no sentido do alvo mais próximo no grupo e, em seguida, se movem sobre sua superfície até que encontram outro alvo, ponto no qual eles alteram para sua superfície e assim por diante.

Grupo do Vetor de projeção

Estes controles permitem substituir a direção padrão calculada pelo Comportamento - Seguir superfície descrevendo um plano virtual ao longo do qual o delegado é para mover. Você faz isto especificando um vetor, em coordenadas do mundo, que é perpendicular ao plano virtual desejado.

Por exemplo, se você desejar delegar, quando encontra uma colina, para continuar movendo para a frente, a subir e sobre a colina, em invés de contornar, você deve usar as configurações do Vetor de projeção padrão: X=Y=0, Z=1. Este vetor é alinhado com o eixo Z (vertical) universal, para que especifique um plano paralelo ao plano XY universal. Portanto, o delegado move sempre diretamente em frente enquanto segue a superfície.

Usar projeção
Quando ativado, o Seguir superfície calcula a direção delegada a partir do vetor especificado, em invés de usar o padrão.

X/Y/Z Especifica um vetor usando coordenadas do mundo. Padrão = X = Y = 0, Z=1. Intervalo = -1.0 a 1.0.

Se apenas uma destas configurações não for 0, então o vetor de projeção é alinhado com o eixo diferente de zero. Combinar configurações diferentes de zero para criar planos angulares para Seguir superfície. Por exemplo, para criar um plano virtual que é girado 45 graus para o lado direito sobre o eixo Y universal, defina X = Z = 1 e Y = 0. Além disso, enquanto é possível definir os três eixos para 0, isso não especifica nenhum vetor e, de maneira eficaz, desativa Usar projeção.

Grupo de Posição na superfície

Deslocamento
Especifica a distância do delegado acima da superfície, usando o normal da superfície. Recalculados em cada quadro.
Exibir deslocamento
Quando ativado, exibe a distância de Deslocamento como linhas provenientes de cada vértice do objeto de superfície, perpendicular à superfície.
[amostra de cor alvo do seguir superfície]
Mostra a cor usada para desenhar o Seguir superfície alvo (consulte Exibir destino, em seguida) durante a solução. Clique na caixa para selecionar uma cor diferente.

Exibir destino Quando ativado, a meta provisória para cada delegado influenciado pelo Comportamento - Seguir superfície é desenhada nas viewports como uma estrutura de fiação em esfera durante a solução de simulação.

Se o delegado iniciar afastado da superfície a ser seguida, o destino é mais visível antes do delegado alcançar a superfície; o destino é então posicionado ao longo da borda da superfície. Enquanto o delegado está na verdade a seguir a superfície, o destino coincide normalmente com o delegado porque o Seguir superfície define um novo destino apenas um quadro ou dois de antecedência.

Escala de destino
Define o tamanho do destino.