A janela do 3ds Max é a interface principal para o programa.

- Barra de ferramentas Acesso rápido Oferece manipulação de arquivos e comandos desfazer/refazer, além de uma lista suspensa para alternância entre interfaces de espaço de trabalho diferentes.
- Barra de ferramentas Principal Oferece vários dos comandos mais comumente usados no 3ds Max.
- Faixa de opções Contém uma matriz de ferramentas para modelar e pintar na cena bem como adicionar pessoas.
- Scene Explorer Destina-se a exibir, classificar, filtrar e selecionar objetos no 3ds Max, além de renomear, excluir, ocultar e congelar objetos, criar e modificar hierarquias de objeto e editar propriedades do objeto em massa.
- Layouts de viewport Esta é uma guia especial para alternar rapidamente entre diferentes configurações de viewport. É possível utilizar os layouts padrão fornecidos ou criar seus próprios layouts personalizados.
- Controles da barra de status Exibe prompts e informações de status sobre a sua cena e o comando ativo. Os campos de exibição de coordenadas à direita do prompt permitem que você insira valores de transformação manualmente.
- Menus de rótulos de viewport Os rótulos de viewport são menus que permitem alterar o que cada viewport exibe, incluindo o ponto de vista (POV) e o estilo de sombreamento.
- Menu de quadrante Quando você clica com o botão direito do mouse em qualquer lugar da viewport ativa, exceto no rótulo da viewport, um menu de quadrante é exibido. As opções disponíveis no menu de quadrante dependem da seleção.
- Controle deslizante de tempo Permite que você navegue pela linha de tempo e pule para qualquer quadro de animação em sua cena. É possível definir rapidamente posição e rotação ou dimensionar chaves clicando com o botão direito do mouse no controle deslizante de tempo e escolhendo a chave desejada na caixa de diálogo Criar chave.
- Viewports Exibe a sua cena de vários ângulos e visualizar iluminação, sombras, profundidade de campo e outros efeitos.
- Painel de comando Oferece a você acesso a ferramentas para a criação e modificação de geometria, adicionando luzes, controlando a animação e assim por diante. O painel Modificar, em particular, possui uma variedade de ferramentas para adição de complexidade à geometria.
- Controles de animação Permitem criar animação e reproduzir animação em viewports.
- Navegação na viewport Use esses botões para navegar em sua cena dentro da viewport ativa.
- Editor de materiais Fornece funções para criar e editar materiais e mapas. Materiais são atribuídos a objetos e criam mais realismo em uma cena usando mapas diferentes.
- Janela de quadro renderizado Exibe uma renderização de sua cena e permite que seja fácil realizar uma nova renderização. Aqui, outros controles permitem que você altere predefinições de renderização, bloqueie a renderização para um viewport específico, renderize regiões para feedback mais rápido e altere configurações de mental ray.