Editing Key Tangents

Quando Show Tangents estiver ativado, o Curve Editor exibe as alças tangentes para as chaves selecionadas.

Por padrão, todas as tangentes chave são definidas como Auto e Show Tangents está ativado, deste modo as tangentes são desenhadas como alças de traços azuis a partir de chaves destacadas na janela Key da Track View. Se a ferramenta Move estiver ativa, é possível ajustar a forma de uma curva de função próxima à chave arrastando as extremidades da alça. Para obter mais informações sobre as tangentes, consulte Tipos de tangentes.

Quando a alça de uma tangente Auto é movimentada, o tipo de tangente é automaticamente modificado para Spline, como indicado pela alteração de cor para preto. É possível alterar o tipo de tangente para todas as chaves selecionadas em qualquer momento com os controles naBarra de ferramentas Key Tangent e no menu Tangents.

Spline Tangent

É possível aplicar a tangente Spline a qualquer chave visível no Curve Editor Selecione a chave e em seguida clique no botão (Set Tangents to Spline) em Key Tangents: Barra de tarefas Track View para exibir os controles das alças Além disso, mover uma alça de uma tangente Auto automaticamente modifica o tipo para Spline

Alças tangentes podem ser tanto contínuas (unificadas) como descontínuas (partidas).

Horizontal Bezier Handle Control

É possível alterar a forma da função curva ao redor da chave definida como tangente do tipo Spline movendo a alça da tangente ao longo de seu comprimento. Isto afeta o nível de influência que o quadro-chave tem sobre a interpolação entre os quadros-chave.

É possível utilizar este recurso para ajudar no fluxo de trabalho slow-in e slow-out de animação tradicional. Por exemplo, suponha que você esteja animando uma bola saltando para cima e para baixo para no eixo Z do mundo. No quadro 1, a esfera está no chão; no quadro 8, a esfera está no ar; e no quadro 16 a esfera está de volta ao chão. É possível ajustar as tangentes para o quadro 8, de forma que seu comprimento puxe mais da curva em direção a este quadro-chave e para fora nos quadros-chave 1 e 16. Quando renderizada, a bola será mais visível na tela próxima ao topo de seu salto mais desfocada próxima ao ponto em que esta toca o piso.

Procedimentos

Para atribuir uma tangente do tipo Spline:

  1. Abra o Curve Editor.
  2. Na lista hierárquica, selecione uma ou mais trilhas que contenham chaves.
  3. Selecione uma ou mais chaves nas curvas.
  4. Em Key Tangents: barra de ferramentas Track View, clique em (Set Tangents to Spline).

    As alças estarão agora todas como Spline e disponíveis para serem editadas.

    Dica: Se uma tecla selecionada é definida como tangent Auto, basta mover sua alça para automaticamente converter sua chave para tangente Spline.

Para editar o comprimento de uma alça Bezier:

  1. Defina a chave que você deseja editar como tangente Spline na função curva, ou selecione uma chave que já utilize uma.
  2. Assegure-se de que (Show Tangents) está ativado. Este controle está localizado na barra de ferramentas Track View.
  3. Selecione a chave na função curva.

    As alças da tangente são exibidas no quadro-chave selecionado.

  4. Mova as alças horizontalmente para fora de seu quadro chave.

Interface

Show Tangents

Exibe as tangentes de vértices selecionados, no qual é possível ajustar as tangentes ao arrastar as extremidades das alças.

Ao manter pressionada a tecla Shift, é possível editar as alças das tangentes separadamente.