Ao clonar um objeto, é possível torná-lo uma instância ou referência. Se forem efetuadas alterações em um objeto instanciado, as alterações também serão refletidas nas outras instâncias na cena. E ao alterar um objeto referenciado, as alterações afetarão os objetos que fazem referência a ele. A opção de tornar objetos únicos permite ajustar ou alterar os objetos de forma independente sem afetar outros objetos na cena.
De forma similar, ao aplicar um modificador para vários objetos simultaneamente, os modificadores são instâncias de cada um e a alteração de um deles afetará a todos. Como no caso dos objetos, tornar um modificador único permite alterá-lo sem afetar as instâncias antigas.
Exemplo: para usar as opções de Tornar único com um modificador instanciado:
Quando a caixa de diálogo Opções de clonagem abrir, certifique-se de que a opção Objeto está definida como Copiar.
Agora são quatro cilindros com uma única instância do modificador de dobra aplicada neles.
Isso permite voltar ao estado atual da cena a qualquer momento sem utilizar a opção Desfazer.
A pilha do modificador mostra o modificador, mas não a geometria, porque esta não é instanciada entre dois objetos.
A caixa de diálogo Tornar único é aberta, perguntando se deseja tornar únicos os itens selecionados em relação aos outros.
Neste ponto, os dois cilindros selecionados possuem modificadores de dobra únicos, enquanto os outros dois cilindros compartilham a dobra original instanciada. É possível verificar isso ao selecionar cada cilindro e alterar a configuração do ângulo de dobra. Alterar um dos modificadores únicos não afeta qualquer outro objeto, enquanto alterar um dos modificadores instanciados altera o outro objeto com uma instância do modificador.
Os dois cilindros selecionados agora compartilham uma instância de um modificador de dobra, mas é uma instância diferente daquela compartilhada por outros dois cilindros. Novamente, é possível ver este ao selecionar cada um dos cilindros e alterar o girador do ângulo de dobra. Também é possível ativar Exibir dependências no menu de vistas para visualizar a relação entre as quatro cilindros e o modificador de dobra.
Exemplo: para utilizar Tornar único com uma combinação do objeto/modificador instanciado:
Os dois cilindros dobram.
Ao alterar a configuração do ângulo de dobra ou os parâmetros da base do cilindro para um dos objetos, o outro não é alterado.
Separa objetos e modificadores (e combinações) de forma lógica a partir do nó principal do qual são instâncias ou referências.
Vá até o nível do objeto ou modificador na pilha de um objeto ou modificador instanciado ou referenciado (respectivamente), e clique em Tornar único.
Para combinações de objeto/modificador instanciadas, na pilha do modificador, escolha o modificador ou o próprio objeto.
Ao clicar em Tornar único para uma seleção de dois ou mais objetos, aparecerá uma caixa de diálogo com a seguinte pergunta: deseja tornar únicos os itens selecionados com relação aos outros? Ela permite escolher como deseja tornar os objetos únicos.