Controle de exposição automática tira amostras da imagem renderizada e cria um histograma para dar uma boa separação de cores em todo o intervalo dinâmico da renderização. É possível aprimorar alguns efeitos de iluminação que de outra forma seriam demasiado escuros para ver.
Exposição automática pode afetar a iluminação da imagem inteira.
Ajusta o brilho das cores convertidas. Intervalo=0 a 100. Padrão=50.
Este parâmetro é animável.
Ajusta o contraste das cores convertidas. Intervalo=0 a 100. Padrão=50.
Este parâmetro é animável.
Ajusta o brilho global da renderização. Intervalo = – 5,0 a 5,0; os valores negativos tornam a imagem mais escura e valores positivos a tornam mais clara. Padrão=0,0.
O valor de exposição é comparável à configuração de compensação de exposição nas câmeras com exposição automática. Este parâmetro é animável.
Define uma escala física para controle de exposição a ser usada com luzes que não sejam baseadas fisicamente. O resultado é um ajuste de renderização que se aproxima à resposta dos olhos à cena.
Cada Multiplicador da luz padrão é multiplicado pelo valor de Escala física para fornecer um valor de intensidade da luz em candelas. Por exemplo, com a Escala física padrão de 1500, uma luz omni padrão será tratada pelo agente de renderização e pela radiosidade como uma luz isotrópica fotométrica de 1500 candelas. A Escala física também é fatorada em reflexões, refrações e irradiação.
Intervalo=0,001 a 200.000,0 candelas. Padrão=1500,0.
Uma única vela tem aproximadamente 1 candela (a unidade também é chamada de "vela"). Uma lâmpada incandescente de 100 Watts (W) tem aproximadamente 139 candelas (cd). Uma lâmpada de 60W emitindo em todas as direções tem cerca de 70 cd, enquanto a mesma lâmpada com um refletor tem cerca de 4500 cd, já que o fluxo de luz se concentra em um ângulo estreito.
As luzes fotométricas não são afetadas pelo valor de Escala física.
Este parâmetro é animável.
Quando a caixa de seleção está ativada, a correção de cor altera todas as cores para que a cor exibida na amostra de cor apareça como branco. Padrão=desativado.
Clicar na amostra de cor exibe um Seletor de cores para escolher a cor de adaptação.
Você pode usar este controle para simular como o olho se adapta à iluminação. Por exemplo, mesmo quando a luz em uma sala tem um tom amarelo de uma lâmpada incandescente, continuaremos a observar objetos que sabemos que são brancos, tais como páginas impressas, como brancos.
Quando ativado, renderiza as cores com uma luz fraca como se a luz fosse demasiado escura para o olho distinguir as cores. Quando ativado, renderiza mesmo as cores com luz fraca. Padrão=desativado.
Diminuir saturação de níveis baixos simula a resposta do olho à iluminação fraca. Com uma iluminação fraca, o olho não percebe cores e, ao invés, vê tons de cinza.
O efeito dessa definição não é evidente, exceto em níveis de luz muito baixos, abaixo de 5,62 candelas por pé quadrado (lúmenes por pé quadrado). Quando a iluminação é menor que 0,00562 candelas por pé quadrado, a cena está completamente cinza.