A implementação dos Rastreadores de Movimento do utilitário do Rastreador da Câmera configura e controla os rastreadores do recurso de imagem. Todos os rastreadores criados são listados aqui: exibindo ativar marca de seleção, número do rastreador, nome do objeto de ponto da cena associada e intervalo de quadro ativo. Para selecionar um rastreador, clique na lista. Também fornece controles para rastreamento de subpixel.
Define os parâmetros para o rastreador selecionado atualmente. Qualquer rastreador criado irá levar seus parâmetros iniciais dos valores atuais neste grupo.
É recomendado que utilizar o ponto ou os objetos de ajuda de CamPoint, embora seja possível usar qualquer 3ds Max. O rastreador utiliza o ponto de giro do objeto selecionado como o ponto de referência de correlação durante o cálculo.
Ao configurar um projeto de rastreamento, é possível fazer o rastreador salvar a configuração em um arquivo de configurações .mot. A associação entre o rastreador e o objeto de ponto de cena definido aqui é salva como um nome de objeto de cena. Se recarregar o filme no rastreador, a associação do objeto será restabelecida usando o nome do objeto. Isto significa que é necessário ter cuidado para dar nomes únicos aos objetos de ponto, caso contrário, pode haver associações incorretas. Além disso, é preciso carregar a cena de trabalho no 3ds Max antes de abrir o filme no utilitário do rastreador de câmera, para que os objetos nomeados possam ser encontrados. Se você abrir o filme primeiro, os nomes de objeto na lista Rastreador aparecerão como " <nenhum>". Basta reabrir o filme no rastreador e ele irá estabelecer ligações corretamente.
O algoritmo de correspondência-movimento funciona ao ajustar a câmera para minimizar o erro entre os objetos de recursos vistos através da câmera e os pontos associados na placa de vídeo. Com todos os pesos definidos em 1, o algoritmo distribui aleatoriamente o erro entre todas as projeções de objeto e seus recursos de rastreamento. Se elevar o Peso de Correspondência de um rastreador, ele redistribui o erro em favor do rastreador, reduzindo a distância entre o recurso daquele rastreador e a projeção de objeto, enquanto possivelmente aumenta o erro em outros rastreadores. Se elevar pesos em dois ou mais recursos, o bloqueio pode reduzir progressivamente, já que o algoritmo distribui as melhorias entre os rastreadores de peso alto. Utilize pesos de dois a seis para obter um bom bloqueio.
Quando se coloca uma meta-alça em alguma quadro, é criado um quadro-chave e uma nova imagem do recurso de destino amostrada no quadro para pesquisar em quadros subsequentes. Ativar Reobter Erro faz com que o rastreador para detecte os erros durante o rastreamento. Se for encontrado, ele volta para o último quadro bom e insere um novo quadro-chave, causando uma nova imagem de recurso de destino a ser amostrada no quadro e continua o rastreamento do quadro.
É possível ativar o rastreamento de subpixel de modo seletivo para cada rastreador ao escolher um nível no menu suspenso de Rastreamento de Subpixel na implementação de Rastreadores de Movimento. Isto define a resolução em que o rastreamento de recurso é executado no rastreador até 1/32 de um pixel.
Duas coisas acontecem ao selecionar um nível de subpixel:
Quando as meta-alças são posicionadas manualmente nos quadros-chave, é fundamental aumentar o zoom o suficiente para colocar a meta-alça no centro do recurso para o grau de precisão permitido pelo nível de subpixel selecionado. Se não fizer isso, o rastreador não poderá acompanhar o centro correto na resolução selecionada.
Também é possível reduzir os tempos de rastreamento do recurso ao fazer a caixa de limites do recurso interno na meta-alça o mais apertado possível, enquanto retém alguns pixels que valem o contraste ao redor. Os tempos de pesquisa são proporcionais ao tamanho da caixa de limites da operação.
Utilize-os quando um recurso se mover para fora da tela ou não estiver visível na janela de filme.
Definir Início Define o início do intervalo de quadros ativos para um rastreador.
Definir Parada Define o final do intervalo de quadros ativos para um rastreador.
Utiliza-se os botões Definir Início e Definir Parada na caixa de Configuração junto com a implementação do Stepper do filme para definir o intervalo ativo. Clicar nos botões irá definir o ponto inicial e de parada no quadro exibido atualmente no Stepper do filme.
Em qualquer momento que posicionar manualmente uma meta-alça do rastreador, como no primeiro quadro ou em algum erro de rastreamento, cria-se uma posição de quadro-chave especial. O rastreador nunca tenta reposicionar esses quadros-chave, mas os utiliza como ponto inicial para os quadros que se seguem até o próximo quadro-chave. Em quadros-chave, é possível ajustar a posição e o recurso ou limites de pesquisa.
Durante o rastreamento, o recurso selecionado em um quadro-chave é amostrado o recurso torna-se o objetivo da pesquisa para os quadros subsequentes. Usar qualquer busca ajustada limita até o próximo quadro-chave, fornece o ponto inicial, o recurso de destino e pesquisa caixa limites para as estruturas que se seguem.
Os dados da posição para cada quadro em cada meta-alça podem ser uma das três possibilidades:
Todas as posições de quadro, exceto a primeira, são inicialmente desconhecidas e serão nomeadas quando o rastreamento continuar ou as meta-alças forem posicionadas. Quando definir manualmente um quadro-chave, qualquer posição rastreada anteriormente seguindo aquele quadro-chave até o próximo será excluída e, assim, torna-se desconhecido. O botão de Rastreamento Completo na implementação de Trilha de Lote busca as posições desconhecidas nos rastreadores habilitados atualmente e rastreia tais quadros. O botão Verificar Status na mesma implementação verifica todas as posições desconhecidas no momento e também os erros de rastreamento. Consulte Implementação de Trilha de Lote.