Rastreador da Câmera: Implementação dos Rastreadores de Movimento

A implementação dos Rastreadores de Movimento do utilitário do Rastreador da Câmera configura e controla os rastreadores do recurso de imagem. Todos os rastreadores criados são listados aqui: exibindo ativar marca de seleção, número do rastreador, nome do objeto de ponto da cena associada e intervalo de quadro ativo. Para selecionar um rastreador, clique na lista. Também fornece controles para rastreamento de subpixel.

Interface

[lista de recursos]
Exibe os recursos que estão sendo rastreados.
Ativado
Quando ativado, o recurso será rastreado na imagem quando o filme será intensificado pelo Movie Stepper ou quando for feito um rastreamento completo. Aparece um X na lista do rastreador quando ativado.
Desativado
Quando desativado, o rastreador ficará na posição mais próxima conhecida antes do quadro atual. Como o rastreamento de recursos é feito por cálculos intensivos, às vezes, é útil desativar os rastreadores que não está funcionando para acelerar a passagem do filme.
Todos
Ativa todos os rastreadores.
Nenhum
Desativa todos os rastreadores.
Rastreador novo
Cria um novo recurso do rastreador de filme. Esta operação insere uma meta-alça do rastreador no centro da janela do Filme e uma nova entrada na lista do rastreador. O novo rastreador pega os parâmetros exibidos atualmente em Configuração do Rastreador. É possível alterar estes parâmetros após criar o rastreador, mas, geralmente, é útil para definir o parâmetro de Movimento Máx por Quadro antes de criar o novo rastreador, já que estabelece automaticamente uma busca inicial limitada para a meta-alça do rastreador.
Excluir Rastreador
Exclui o rastreador selecionado da lista e da janela do Filme.

Grupo de Configuração do Rastreador

Define os parâmetros para o rastreador selecionado atualmente. Qualquer rastreador criado irá levar seus parâmetros iniciais dos valores atuais neste grupo.

Objeto de Cena
Associa um rastreador com um objeto de ponto de cena que corresponde ao recurso de imagem na janela Filme. Pressionar este botão coloca o 3ds Max no modo de seleção do objeto padrão. Quando o objeto é selecionado, a entrada na lista do rastreador e o texto no botão alteram para o nome do objeto selecionado. É possível alterar o objeto conectado, a qualquer momento, ao pressionar este botão.

É recomendado que utilizar o ponto ou os objetos de ajuda de CamPoint, embora seja possível usar qualquer 3ds Max. O rastreador utiliza o ponto de giro do objeto selecionado como o ponto de referência de correlação durante o cálculo.

Ao configurar um projeto de rastreamento, é possível fazer o rastreador salvar a configuração em um arquivo de configurações .mot. A associação entre o rastreador e o objeto de ponto de cena definido aqui é salva como um nome de objeto de cena. Se recarregar o filme no rastreador, a associação do objeto será restabelecida usando o nome do objeto. Isto significa que é necessário ter cuidado para dar nomes únicos aos objetos de ponto, caso contrário, pode haver associações incorretas. Além disso, é preciso carregar a cena de trabalho no 3ds Max antes de abrir o filme no utilitário do rastreador de câmera, para que os objetos nomeados possam ser encontrados. Se você abrir o filme primeiro, os nomes de objeto na lista Rastreador aparecerão como " <nenhum>". Basta reabrir o filme no rastreador e ele irá estabelecer ligações corretamente.

Coincidir com peso
Define a prioridade de correspondência de câmera separadamente para cada rastreador. Utilize esta opção para melhorar a precisão para os recursos próximos de onde será inserido um elemento gerado por computação gráfica. Ele ajuda a minimizar o deslizamento e distorção naquela parte da cena.

O algoritmo de correspondência-movimento funciona ao ajustar a câmera para minimizar o erro entre os objetos de recursos vistos através da câmera e os pontos associados na placa de vídeo. Com todos os pesos definidos em 1, o algoritmo distribui aleatoriamente o erro entre todas as projeções de objeto e seus recursos de rastreamento. Se elevar o Peso de Correspondência de um rastreador, ele redistribui o erro em favor do rastreador, reduzindo a distância entre o recurso daquele rastreador e a projeção de objeto, enquanto possivelmente aumenta o erro em outros rastreadores. Se elevar pesos em dois ou mais recursos, o bloqueio pode reduzir progressivamente, já que o algoritmo distribui as melhorias entre os rastreadores de peso alto. Utilize pesos de dois a seis para obter um bom bloqueio.

Movimento Máx. /Quadro
Define o número máximo de pixels que o recurso de rastreamento move de quadro a quadro durante todo o intervalo de rastreamento e estabelece uma caixa de limites de busca de movimento para rastreadores recém-criados. Também é possível definir dinamicamente ao ajustar a caixa de limites de busca de movimento na janela de filme.
Redefinir no erro
É possível fazer o rastreador identificar possíveis erros de rastreamento e pode usar durante a revisão de um rastreamento manual e durante o rastreamento real para corrigir os erros. As origens comuns de erro incluem salto quadro a quadro maior do que os limites de pesquisa, alterações no contraste da imagem ou uma forma de alteração do recurso sobre a sequência de quadros, como um canto que pode acontecer se a câmera se mover. O detector de erro é controlada pelos limites de medida definidos na implementação dos Limites de Erro.

Quando se coloca uma meta-alça em alguma quadro, é criado um quadro-chave e uma nova imagem do recurso de destino amostrada no quadro para pesquisar em quadros subsequentes. Ativar Reobter Erro faz com que o rastreador para detecte os erros durante o rastreamento. Se for encontrado, ele volta para o último quadro bom e insere um novo quadro-chave, causando uma nova imagem de recurso de destino a ser amostrada no quadro e continua o rastreamento do quadro.

Rastreamento de Subpixel
Normalmente, uma operação de imagem não move um número inteiro de pixels de quadro a quadro. Com o rastreamento de nível de pixel, no entanto, a estimativa mais próxima para o centro de um recurso é sempre um limite de pixel. Isto pode induzir a erros de correspondência de câmera. Com o rastreamento de subpixel, é possível aproximar o zoom em um recurso e posicionar a meta-alça dentro de um pixel. Isso faz o rastreador tentar rastrear naquela resolução ao selecionar a imagem de destino e limites de busca, melhorando a precisão.

É possível ativar o rastreamento de subpixel de modo seletivo para cada rastreador ao escolher um nível no menu suspenso de Rastreamento de Subpixel na implementação de Rastreadores de Movimento. Isto define a resolução em que o rastreamento de recurso é executado no rastreador até 1/32 de um pixel.

Duas coisas acontecem ao selecionar um nível de subpixel:

  • O eixo sobre o qual é possível posicionar uma meta-alça do rastreador na janela de imagem é ajustado para o novo nível de subpixel. É possível colocar a meta-alça dentro dos pixels em visualizações com zoom. É possível dar zoom na meta-alça do rastreador ao selecionar e pressionar a I ou O para aumentar ou diminuir o zoom, respectivamente.
  • A pesquisa de recursos é feita em versões aumentadas internamente do recurso de imagem de destino e as partes da janela de busca. Estas versões são dimensionadas na proporção inversa ao nível de subpixel utilizando interpolação bicúbica, que permite o rastreador de recursos pesquise no nível de escala de pixel.

Quando as meta-alças são posicionadas manualmente nos quadros-chave, é fundamental aumentar o zoom o suficiente para colocar a meta-alça no centro do recurso para o grau de precisão permitido pelo nível de subpixel selecionado. Se não fizer isso, o rastreador não poderá acompanhar o centro correto na resolução selecionada.

Dica: Embora o recurso seja rastreado primeiro até o pixel mais próximo em incrementos de pixel inteiro e rastreado no nível de subpixel naquele intervalo de um pixel, o tempo de rastreamento pode aumentar significativamente na proporção ao quadrado inverso do nível de subpixel. Por este motivo, a sugestão é definir o nível de subpixel como o mais baixo possível. Normalmente 1/8 de um pixel é adequado para recursos bem distribuídos em torno da cena. Utilize níveis superiores se os recursos estiverem muito próximos ou mova muito lentamente dentro do quadro.

Também é possível reduzir os tempos de rastreamento do recurso ao fazer a caixa de limites do recurso interno na meta-alça o mais apertado possível, enquanto retém alguns pixels que valem o contraste ao redor. Os tempos de pesquisa são proporcionais ao tamanho da caixa de limites da operação.

Intervalo de Trilha

Utilize-os quando um recurso se mover para fora da tela ou não estiver visível na janela de filme.

Definir Início Define o início do intervalo de quadros ativos para um rastreador.

Definir Parada Define o final do intervalo de quadros ativos para um rastreador.

Utiliza-se os botões Definir Início e Definir Parada na caixa de Configuração junto com a implementação do Stepper do filme para definir o intervalo ativo. Clicar nos botões irá definir o ponto inicial e de parada no quadro exibido atualmente no Stepper do filme.

Quadros-Chave do Rastreador e Dados de Posição

Em qualquer momento que posicionar manualmente uma meta-alça do rastreador, como no primeiro quadro ou em algum erro de rastreamento, cria-se uma posição de quadro-chave especial. O rastreador nunca tenta reposicionar esses quadros-chave, mas os utiliza como ponto inicial para os quadros que se seguem até o próximo quadro-chave. Em quadros-chave, é possível ajustar a posição e o recurso ou limites de pesquisa.

Durante o rastreamento, o recurso selecionado em um quadro-chave é amostrado o recurso torna-se o objetivo da pesquisa para os quadros subsequentes. Usar qualquer busca ajustada limita até o próximo quadro-chave, fornece o ponto inicial, o recurso de destino e pesquisa caixa limites para as estruturas que se seguem.

Os dados da posição para cada quadro em cada meta-alça podem ser uma das três possibilidades:

Todas as posições de quadro, exceto a primeira, são inicialmente desconhecidas e serão nomeadas quando o rastreamento continuar ou as meta-alças forem posicionadas. Quando definir manualmente um quadro-chave, qualquer posição rastreada anteriormente seguindo aquele quadro-chave até o próximo será excluída e, assim, torna-se desconhecido. O botão de Rastreamento Completo na implementação de Trilha de Lote busca as posições desconhecidas nos rastreadores habilitados atualmente e rastreia tais quadros. O botão Verificar Status na mesma implementação verifica todas as posições desconhecidas no momento e também os erros de rastreamento. Consulte Implementação de Trilha de Lote.