Crie blocos associando objetos e especificando um nome ou criando um desenho para ser usado como um bloco.
Um bloco é essencialmente uma definição de bloco que inclui o nome do bloco, a geometria do bloco, a localização do ponto base a ser utilizado para alinhar um bloco quando ele é inserido e todos os dados de atributos associados. É possível definir um bloco a partir da geometria de desenho na caixa de diálogo Definição de bloco ou ao usar o Editor de blocos. Uma vez que a definição de bloco é criada, é possível referenciá-la no mesmo desenho ou em um outro.
A definição de bloco na ilustração seguinte é formada por um nome, quatro linhas e um ponto base na intersecção das duas linhas diagonais. Nela (e no segundo exemplo), quando o bloco é salvo, a geometria é removida da área de desenho.
A ilustração mostra um sequência típica para criar uma definição de bloco em um desenho.
É possível criar arquivos de desenho com o objetivo de inseri-los em outros desenhos como blocos. Arquivos de desenho individuais podem ser facilmente criados e gerenciados como a origem de definições de bloco. É possível armazenar conjuntos de símbolos como arquivos de desenho individuais e agrupá-los em pastas.
Os métodos para criar arquivos de desenho para serem usados como blocos incluem
Com qualquer um desses métodos, um arquivo de desenho comum que pode ser inserido como um bloco em outro arquivo de desenho é criado. Convém utilizar o comando GBLOCO quando for necessário criar diversas versões de um símbolo, como arquivos de desenho separados ou quando desejar criar um arquivo de desenho sem deixar o desenho atual.
Se os blocos referenciados são com base em desenhos separados (ao invés de um conjunto nomeado de objetos), considere as seguintes questões:Por padrão, a origem (0,0,0) do WCS (Sistema de coordenadas universal) é usada como o ponto de referência para arquivos de desenho inseridos como blocos. É possível redefinir o ponto base para especificar um ponto de referência diferente para inserção usando o comando BASE.
Se o desenho original é atualizado após você inseri-lo como um bloco, as alterações não são refletidas no desenho de destino.
Para transferir objetos de espaço do papel para outro desenho, salve os objetos como um bloco ou salve-os em um arquivo de desenho separado e, em seguida, insira o bloco ou o arquivo de desenho no outro desenho.
Referências de bloco que contêm outros blocos são conhecidas como blocos aninhados. O uso de blocos dentro de blocos pode simplificar a organização de uma definição de bloco complexa.
A única restrição em blocos aninhados é não poder inserir blocos que façam referência a si mesmos.