Você pode utilizar sequências de texto e DIESEL para exibir mensagens na seção definida pelo usuário da barra de status.
O valor da variável de sistema MODEMACRO determina o que é exibido na seção definida pelo usuário, lado mais à esquerda da barra de status. O propósito mais simples (e menos útil) da variável de sistema MODEMACRO é exibir um valor de texto constante.
Por exemplo, para exibir o nome da empresa na barra de status, você pode inserir o seguinte:
Comando: modemacro
Insira um novo valor para MODEMACRO ou . para nenhum<" " >: Greg's Excavating
O valor do texto permanece o mesmo; a barra de status não reflete as alterações para o estado interno do aplicativo. Não é alterado até que o valor da variável de sistema MODEMACRO seja atualizado.
Para fazer a barra de status refletir o estado atual, insira expressões de macro utilizando a linguagem DIESEL no seguinte formato:
$(func_name, arg1, arg2, ...)
Na expressão de macro, func_name é o nome da função DIESEL e arg1 , arg2 e etc., são os argumentos para a função, interpretados de acordo com as definições da função.
O seguinte exemplo exibe o nome do estilo de texto atual na barra de status:
Comando: modemacro
Insira um novo valor para MODEMACRO ou . para nenhum <"">: Estilo: $(getvar, textstyle)
É possível recuperar o valor atual de qualquer variável de sistema ao inserir $(getvar, var_name). O valor atual da variável de sistema substitui a expressão de macro na barra de status. Quando a variável de sistema é alterada - por exemplo, o estilo de texto atual é alterado - a sequência de texto atribuída à variável de sistema MODEMACRO é reavaliada e a barra de status é atualizada.
As expressões macro podem ser aninhadas e tão complexas como quiser. O exemplo a seguir exibe o valor da unidade atual do snap e ângulo (em graus) na barra de status. Utiliza expressões aninhadas para converter o snap de ângulo de radianos para graus, enquanto trunca o valor para um inteiro.
Comando: modemacro
Insira um novo valor para MODEMACRO ou . for none <"">: Snap: $(getvar, snapunit) $(fix,$(*,$(getvar,snapang),$(/,180,3.14159)))
Você também pode exibir os valores nos modos de unidades linear e angular atuais.
Comando: modemacro
Insira um novo valor para MODEMACRO ou . para nenhum <"">:
Snap: $(rtos,$(index,0,$(getvar,snapunit))),$(rtos,$(index,1,$(getvar,snapunit))) $(angtos,$(getvar,snapang))
DIESEL copia sua entrada diretamente para a saída até que venha o sinal de cifrão ($) ou uma sequência de caracteres entre aspas. Você pode utilizar sequências de caracteres entre aspas para suprimir a avaliação de caracteres sequentes que de outra forma seriam interpretados como funções DIESEL. Você pode incluir aspas em textos utilizando duas aspas adjacentes. No seguinte exemplo, a camada atual é definida para LAYOUT e MODEMACRO é definida para a sequência.
Comando: modemacro
Insira um novo valor para MODEMACRO ou . para nenhum <"">: "$(getvar,clayer)= """$(getvar,clayer)""""
A barra de status exibe o seguinte:
$(getvar,clayer)="LAYOUT"