Sobre Instalar e Desinstalar Aplicativos Plug-In

O mecanismo de carregamento automático de plug-in facilita a implementação de aplicativos personalizados por meio de um formato de pacote.

O formato de pacote é uma estrutura de pasta comum que contém a extensão .bundle em seu nome e um arquivo XML que define os diferentes componentes do plug-in. Ao implantar os aplicativos personalizados como um PACOTE, facilita-se o uso de diversos sistemas operacionais e versões dos produtos, desde que os parâmetros do plug-in sejam definidos no arquivo XML do pacote. Um PACOTE pode ser utilizado como um substituto para criar scripts complexos de instaladores ao implementar um plug-in.

Um plug-in pode ser implantado ao colocá-lo em uma das pastas ApplicationPlugins ou ApplicationAddins em uma unidade de disco local.

Nota: Começando com os produtos baseados no AutoCAD 2014, os aplicativos personalizados devem funcionar em modo seguro; quando a variável de sistema SECURELOAD estiver definida como 1 ou 2. Ao operar no modo seguro, o programa se restringe a carregar e executar arquivos que contenham código das localizações confiáveis, as quais são especificadas pela variável de sistema TRUSTEDPATHS.

Quando um produto com base no AutoCAD é iniciado, a pasta ApplicationPlugins ou a pasta ApplicationAddins é verificada para aplicativos de plug-in. Os pacotes encontrados são automaticamente registrados e carregadas com base nos metadados no arquivo XML de cada pacote.

Nota: Iniciando com os produtos baseados no AutoCAD 2016 no Windows, é recomendável assinar digitalmente seus arquivos de programa personalizados. Ao assinar digitalmente um arquivo de programa personalizado, você informa que o usuário que publicou o arquivo de programa personalizado e se as alterações foram feitas no arquivo depois de ele ter sido assinado digitalmente. Para obter informações sobre assinatura digital dos arquivos de programa personalizados, consulte o tópico "Sobre assinar digitalmente arquivos de programa personalizados".

Cada arquivo de programa personalizado carregado é verificado quanto à existência de uma assinatura digital. Se uma assinatura digital for encontrada anexada a um arquivo de programa personalizado, o usuário receberá informações sobre o certificado digital e o editor que assinou o arquivo. O usuário pode optar por continuar a carregar o arquivo e, opcionalmente, confiar todos os arquivos pelo editor do arquivo a ser carregado. Se nenhuma ou uma assinatura digital inválida for encontrada, o usuário será informado que o arquivo de programa pode não estar seguro para ser carregado e executado.

Nota: Pacotes de plug-in inseridos na pasta %PROGRAMFILES%\Autodesk\ApplicationPlugins no Windows não são verificados para a presença de uma assinatura digital.

Instalar pacotes de plug-ins

Um pacote pode ser implementado usando-se um instalador, como MSI, ou copiando manualmente a estrutura de pastas e arquivos para a pasta ApplicationPlugins ou ApplicationAddins Para os downloads de aplicativos do AutoCAD Exchange, a implementação do pacote é feita usando um instalador MSI no Windows.

Carregando Plug-ins

Por padrão, os plug-ins são automaticamente registrados com um produto baseado no AutoCAD e quando um novo plug-in é instalado durante a sessão atual. O comportamento do carregamento do plug-in é controlado com a variável de sistema APPAUTOLOAD. Ao definir APPAUTOLOAD como 0, nenhum plug-in é carregado a menos que o comando CARREGAUTOAPLIC seja utilizado.

Desinstalar pacotes de plug-in

Um pacote pode ser desinstalado removendo a pasta apropriada com uma extensão .bundle da pasta ApplicationPlugins ou ApplicationAddins Isto pode ser feito oferecendo uma opção de desinstalação com o instalador original ou excluindo manualmente a pasta .bundle.

Nota: Um plug-in descarregado com o website Autodesk Exchange Apps também pode ser desinstalado ao descarregar o plug-in. Ao concluir o download, será solicitada a desinstalação do plug-in.