Sobre as formas em tipos de linha personalizados

Um tipo de linha complexo pode conter formas incorporadas que são salvas em arquivos de forma. Tipos de linha complexos podem denotar utilitários, limites, contornos, etc.

Como com os tipos de linha simples, as linhas complexas são desenhadas dinamicamente enquanto você especifica os vértices. As formas e os objetos de texto incorporados em linhas são sempre exibidos completamente; eles jamais são aparados.

Descritores de padrões de tipo de linha que incluem objetos de forma são similares ao formato para tipos de linha simples.

A sintaxe para os descritores de objeto de forma em uma descrição de tipo de linha é a seguinte:

[shape_name,shape_filename] or [shape_name,shape_filename,transform]

onde transform é opcional e pode ser qualquer uma dessas séries (cada uma precedida por uma vírgula):

R=## Rotação relativa

A=## Rotação absoluta

U=##Rotação na vertical

S=## Escala

X=## X deslocamento

Y=## Y deslocamento

Nesta sintaxe, ## é um número decimal (1, -17, 0.01, etc.), a  rotação está em graus e as demais opções estão em unidades de desenho em escala para tipo de linha. As letras antes de transform , se usadas, devem ser seguidas por um sinal de igual ou um número.

A definição de tipo de linha a seguir define um tipo de linha chamado CON1LINE, composto por um padrão repetitivo de um segmento de linha, um espaço e a forma incorporada CON1 do arquivo ep.shx. Observe que o arquivo ep.shx deve estar no caminho de suporte para que o seguinte exemplo funcione corretamente.

*CON1LINE, --- [CON1] --- [CON1] --- [CON1]
A,1.0,-0.25,[CON1,ep.shx],-1.0

Exceto o código incluído em colchetes, tudo é consistente com a definição de um tipo de linha simples.

Conforme descrito anteriormente, um total de seis campos pode ser usado para definir uma forma como parte de um tipo de linha. Os dois primeiros são obrigatórios e dependem da posição; os quatro seguintes são opcionais e podem ser ordenados de forma arbitrária. Os dois exemplos a seguir demonstram várias entradas no campo de definição de forma.

[CAP,ep.shx,S=2,R=10,X=0.5]

O código acima desenha a forma CAP definida no arquivo de forma ep.shx com uma escala de duas vezes a escala da unidade do tipo de linha, uma rotação tangencial de 10 graus no sentido anti-horário e um deslocamento X de 0.5 unidades de desenho antes que ocorra a elaboração da forma.

[DIP8,pd.shx,X=0.5,Y=1,R=0,S=1]

O código acima desenha a forma DIP8 definida no arquivo de forma pd.shx com um deslocamento X de 0.5 unidades de desenho antes que ocorra o desenho da forma e um deslocamento Y de uma unidade de desenho acima do tipo de linha, com rotação 0 e uma escala igual à da unidade do tipo de linha.

Formato do descritor de caractere

Este é o formato usado para adicionar uma forma a uma descrição de tipo de linha:

[shape_name,shape_filename,scale,rotate,xoffset,yoffset]

Escala, rotação, deslocamento-x e os valores do deslocamento-y devem ser expressados como números decimais como 1, -17 e 0.01.

Nome da forma

O nome da forma a ser desenhada. Este campo deve ser incluído. Se esse elemento for omitido, a definição do tipo de linha falhará. Se shape_name não existir no arquivo de forma especificado, o tipo de linha é carregado e pode ser utilizado, porém sem a forma incorporada.

Nome do arquivo da forma

O nome de um arquivo de definição de forma compilado (SHX). Se esse elemento for omitido, a definição do tipo de linha falhará. Se nome_de_arquivo_da_forma não estiver qualificado (ou seja, se não houver caminho especificado), o arquivo será pesquisado nos caminhos de suporte do programa. Se nome_do_arquivo_da_forma for totalmente qualificado e não for encontrado nesse local, o caminho será removido e o arquivo será pesquisado nos caminhos de suporte do programa. Se o arquivo não for localizado, o tipo de linha será carregado e poderá ser utilizado, porém sem a forma incorporada.

Escala

O fator de escala a ser usado para a forma pela qual a escala definida internamente à forma é multiplicada. O fator de escala fornecido deve ser precedido por S=. Por exemplo, S=.5 indica um fator de escala de 0.5. Se a escala definida internamente à forma for 0, o S= valor sozinho será usado como escala.

Rotacionar

O ângulo de rotação da forma a ser exibido no tipo de linha. O ângulo de rotação deverá ser precedido por U=, R=ou A=.

  • U= especifica texto de cima para baixo e fácil de ler.
  • R= especifica a rotação relativa ou tangencial com referência à linha.
  • A= especifica a rotação absoluta do texto com referência à origem; ou seja, todo o texto tem a mesma rotação, independentemente de sua posição relativa à linha.

O valor pode ser anexado com um

  • d para graus (graus é o valor padrão)
  • r para radianos
  • g para grados
Nota: Desenhos contendo tipos de linhas herdados que não usam o marcador de rotação U (de cima para baixo), podem ser atualizados para a definição mais recente de tipo de linha, ao recarregar o tipo de linha dos arquivos LIN. Os tipos personalizados de linha podem ser atualizados ao alterar o marcador R (rotação) para o marcador U (de cima para baixo) antes de recarregar a definição do tipo de linha.
Deslocamento-X

O deslocamento da forma no eixo X do tipo de linha foi computado a partir do final do vértice de definição do tipo de linha. O deslocamento fornecido deve ser precedido por Y=. Por exemplo, Y =.1 indica um deslocamento de 0.1. Se um deslocamento for omitido ou for igual a 0, a forma será elaborada sem deslocamento. Inclua este campo para ter uma linha contínua com formas. A escala deste valor não é ajustada pelo fator de escala definido por S=value.

Deslocamento-Y

O deslocamento da forma no eixo Y do tipo de linha foi computado a partir do final do vértice de definição do tipo de linha. O deslocamento fornecido deve ser precedido por Y=. Por exemplo, Y =.1 indica um deslocamento de 0.1. Se um deslocamento for omitido ou for igual a 0, a forma será elaborada sem deslocamento. Inclua este campo para ter uma linha contínua com formas. A escala deste valor não é ajustada pelo fator de escala definido por S=value.