Uma vez criada uma lista de materiais, seus dados podem ser editados a partir da caixa de diálogo Lista de materiais.
Entre as operações habituais de edição estão incluídas:
É possível ordenar toda a lista de materiais ou somente as linhas selecionadas. É possível definir até três critérios de classificação.
Em uma lista de materiais, cada elemento obtém um número do item com base na ordem em que são criadas as peças. É possível que você queira alterar o número do item atribuído automaticamente. É possível alterar o número do item de um único elemento ou de um grupo de linhas, ou bem voltar a numerar toda a lista de materiais para refletir uma classificação particular.
É possível pressionar a tecla Shift para selecionar uma faixa de células de uma coluna e alterar simultaneamente seus valores com o botão Definir valores da barra de ferramentas.
Em alguns casos, é possível que você queira que a lista de materiais contenha elementos que não são exibidos no desenho. Em tais casos, é possível adicionar linhas manualmente a uma lista de materiais.
A possibilidade de editar uma fórmula na caixa de diálogo Lista de materiais é útil para os casos onde é necessário arredondar um valor para uma única peça. É possível editar a fórmula diretamente na barra de fórmula ou bem invocar o construtor de expressões e criar a fórmula em um ambiente onde o sistema lhe ajuda a gerá-la.
Em alguns casos, é possível que seja necessário remover temporariamente uma peça ou uma montagem de uma lista de peças. Neste caso, não faz sentido remover o elemento da lista de materiais já que pode ser necessário reintroduzi-lo mais tarde. Os elementos da lista de materiais que são excluídos das listas de peças são removidos de todas as listas de peças, mas permanecem na lista de materiais.
Em alguns casos, é possível que você queira remover um elemento da própria lista de materiais; normalmente peças e montagens que foram incluídas do desenho para fornecer contexto. Se é usada uma estrutura mecânica, podem ser definidas ditas peças como componentes de referência e estas serão removidas de todas as listas de materiais. Se a estrutura mecânica não for usada, é possível excluir a referência da peça correspondente. Também é possível usar o botão Excluir da barra de ferramentas para excluir elementos da lista de materiais. Neste caso, o elemento é removido somente da lista de materiais atual, mas permanece em outras listas de materiais.
Existem algumas operações de edição que são relevantes somente quando são usadas as referências da peça. Por exemplo:
Às vezes, as peças marcadas com as mesmas referências da peça podem ser exibidas como duas peças independentes na lista de materiais. É possível fundir as linhas manualmente. O sistema valida as linhas fundidas e impede que duas peças diferentes sejam fundidas (referências da peça que não têm dados idênticos). Também é possível dividir as linhas fundidas.
Às vezes, é aconselhável incluir uma referência da peça localizada fora de uma borda do desenho, em uma lista de materiais de marco, ou adicionar uma referência da peça previamente excluída. Para incluir manualmente a referência da peça, clique no botão da barra de ferramentas da caixa de diálogo Lista de materiais e depois selecione a referência da peça.
Existem algumas operações de edição que podem ser executadas em toda a lista de materiais. Por exemplo:
Quando uma lista de materiais é excluída, todas as listas de peças e balões de referências que derivam dela também são excluídos. Ainda que tenha sido excluída, a lista de materiais pode ser recriada. A lista de materiais reúne toda a informação adequada das peças e montagens do desenho e é preenchida automaticamente. No entanto, se foram adicionados manualmente elementos de lista de materiais à lista de materiais excluída, estes deverão ser adicionados novamente.
As listas de materiais de borda são nomeadas como BORDER, seguido de um número. É possível fornecer um nome mais descritivo para identificar rapidamente a lista de materiais. É possível alterar o nome da lista de materiais mesmo quando você utiliza a estrutura mecânica. Por exemplo, ao renomear um componente ou uma vista de anotação, é possível renomear a lista de materiais para fazer esta coincidir com seu nome.