Entender algumas configurações importantes para modelos de elevação digitais (DEM).
Se você tem a escolha de dados de origem para as superfícies de terreno existentes, crie superfícies de malha em vez de superfícies TIN (rede irregular triangular), quando possível. A diferença nos requisitos de memória do sistema é significativa para as grandes superfícies. Como regra geral, uma superfície de malha, como um DEM, requer certa de 1/6 (17%) de espaço de memória exigido pela mesma superfície no formato TIN.
O AutoCAD Civil 3D permite exportar arquivos DEM de uma superfície. Durante a exportação, é possível expandir o espaçamento da malha para criar o arquivo menor. A Figura 3 mostra a seleção do menu usado para iniciar o processo de exportação.
Figura 3: Exportação de arquivo DEM
Na caixa de diálogo Exportação de superfície para DEM, mostrada na Figura 4, é possível definir o espaçamento da malha no arquivo exportado DEM. O espaçamento da malha de 2 aborda uma determinada área com 1/4 do número de pontos requeridos por um espaçamento de malha de nº 1. Utilize uma configuração numérica maior aqui para criar um arquivo DEM de tamanho menor e menos detalhado.
Uma configuração de exportação importante é o método para determinar a elevação em cada ponto. Você pode escolher experimentar a elevação da superfície no ponto da malha ou calcular a elevação média a partir dos pontos ao redor. O último método (média) é mais demorado. Para maior eficiência, utilize a opção de amostragem de superfície, como exibido na figura 4.
Figura 4: Otimização de configurações para um arquivo exportado DEM