Se o servidor de licença estiver em execução, será necessário interrompê-lo antes de executar qualquer configuração ou manutenção de sistema. Se você tiver um firewall entre os servidores de licenças e os computadores clientes, será necessário abrir algumas portas TCP/IP no servidor para comunicação relacionada às licenças. Abra a porta 2080 para adskflex, e abra as portas de 27000 a 27009 para lmgrd.
Você precisa estar conectado com direitos de Administrador ao trabalhar com o utilitário LMTOOLS.
Na primeira parte desta tarefa, você irá criar um arquivo de registro de depuração, que grava informações sobre as operações de Gerenciador de licenças de rede (NLM – Network License Manager). Se ocorrerem problemas com servidores ou licenças, verificar o arquivo de registro pode ajudar a identificar a causa do problema.
- Na pasta Gerenciador de licenças de rede da Autodesk, crie uma subpasta de registros. A localização padrão é C:\Arquivos de programas\Autodesk Network License Manager.
- Usando um editor de texto como o Bloco de notas, crie um arquivo de registro em branco e salve-o na pasta dos registros. Dê um nome ao arquivo descritivo e altere a extensão de .txt para .log. Por exemplo, o nome do arquivo pode ser Adsk_NLM.log.
- Execute um dos procedimentos a seguir:
- Windows 7:Clique em Iniciar
Todos os programas
Autodesk
Gerenciador de licenças de rede
Utilitário LMTOOLS.
- Windows 8: clique com o botão direito do mouse na tela Iniciar
Todos os aplicativos
Utilitário LMTOOLS.
- Windows 8.1: na tela Iniciar
Para baixo
Aplicativos
Utilitário LMTOOLS.
- No utilitário LMTOOLS, na guia Arquivo de licença/serviço, certifique-se de que a opção Configurar usando serviços esteja selecionada e, em seguida, selecione o LMTOOLS ignora variáveis de ambiente de caminho de arquivo de licença.
- Clique na guia Config Services.
- Na lista Nome de serviço, especifique o nome do serviço que deseja utilizar para gerenciar licenças.
Por padrão, o nome do serviço é Flexlm Service 1. Se o FLEXnet
estiver gerenciando outro software no computador além do produto da Autodesk, a lista Nome de serviço conterá mais de uma opção. Para evitar confusões, recomenda-se especificar um nome de serviço que referencie a Autodesk e garanta que somente um serviço da Autodesk esteja listado. Por exemplo, renomeie Flexlm Service 1 para Autodesk Server1.
- No campo Caminho para o arquivo Lmgrd.exe, digite o caminho para o daemon NLM (lmgrd.exe) ou clique em Procurar para localizar o arquivo.
Por padrão, este domínio é instalado na pasta C:\Arquivos de programas\Autodesk Network License Manager.
- Na caixa Path to the License File, localize ou insira o caminho.
Este é o caminho para o arquivo de licença obtido a partir do site Autodesk.com.
- No caminho para a caixa Arquivo de registro de depuração, clique em Procurar, navegue até o arquivo .log e, a seguir, clique em Abrir.
- Selecione Usar serviços e Start Server at Power Up.
Com a configuração “Start Server at Power Up”, o servidor de licença será iniciado automaticamente quando o servidor reinicia após ser fechado por algum motivo.
- Clique em Salvar serviço para salvar a nova configuração com o nome do serviço selecionado anteriormente. Clique em Sim quando solicitado a salvar as configurações para o serviço.
- Clique na guia Iniciar/Parar/Reler.
- Certifique-se de que o nome correto do servidor correto está selecionado e, a seguir, clique em Start Server.
- Preste atenção para uma mensagem, “Servidor iniciado com sucesso”, que aparecerá na parte inferior do painel LMTOOLS. O servidor pode precisar de até 30 segundos para iniciar.
- Se deseja verificar se o servidor de licenças está sendo executado corretamente, clique na guia Status de servidor e, a seguir, clique em Executar consulta de status.
Após alguns segundos, a janela de status deve exibir mensagens sobre a localização do arquivo de licença e a versão NLM. Você deve ver uma linha como “Adskflex: UP v11.12” indicando que o servidor de licenças está executando o serviço corretamente.
- Feche o LMTOOLS.