Como criar uma representação 3D com um recurso 2D

Este tópico descreve dois métodos diferentes para criar uma representação 3D com um recurso de bloco 2D: extrusão de um bloco 2D ou associação de um modelo 3D. Os dois procedimentos são executados usando a opção de menu Representação 3D localizado no painel Autor da guia Gerador de recursos. Depois que seu modelo 3D é corretamente associado ao bloco, ele pode ser importado e posicionado na orientação correta.

Além disso, para inserir um componente 3D em um piso de fábrica com a orientação adequada, é preciso definir a superfície de assentamento.

Como acessar a caixa de diálogo Representação 3D

Na guia Gerador de recursos, no painel Autor, clique em Representação 3D para abrir a caixa de diálogo Representação 3D.


Nota: A opção Manter 3D original somente aparece se você anteriormente associou um modelo 3D ao recurso e está em modo de edição. Você pode manter a associação original ou criar uma nova, selecionando a opção Associar modelo 3D.

Extrusão de um bloco 2D

Com esse método, você pode inserir um valor de extrusão na caixa de texto Altura de extrusão e escolher o sistema de unidades desejado no menu suspenso Unidade. Tenha em mente que o valor de extrusão inserido se aplica a todo o bloco.
Nota: Os objetos recebem a extrusão com base na sua vinculação de bloco e não sua curva de nível. Para alterar a geração de extrusão da caixa delimitadora para aresta de limite, é necessário alterar o valor da chave de registro UseBlockGeometryFor2dPublish de 0 a 1. A chave está localizada no seguinte caminho do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Autodesk\Factory Design Suite\R20. Use o cuidado extremo ao editar a chave de registro.

Associar um modelo 3D

  1. Esta opção permite que você selecione um modelo 3D externo para representar o recurso do bloco. Clique no botão Procurar para navegar para a caixa de diálogo Escolha um modelo 3D e selecione o modelo que deseja associar. Os seguintes formatos de CAD são aceitos:
    • Arquivos STEP (.step, .stp)
    • Arquivos IGES (.igs, .iges)
    • Arquivos NX (.prt)
    • Arquivos do SolidWorks (.prt,.sldprt,.asm,.sldasm)
    • Pro/ENGINEER (.prt, .asm, .g, .neu)
    • CATIA V5 (.CATPart, .CATProduct)
    • Arquivos JT (.jt)
    • DWG 3D (.dwg)
  2. Uma vez selecionado o seu modelo, uma marca de seleção verde aparece na coluna Assoc. 3D na caixa de diálogo Navegador de blocos para confirmar a associação com êxito.

Validar e orientar a representação 3D

Uma vez que o modelo 3D foi associado a seu bloco 2D, é possível importar o modelo para o layout, orientá-lo corretamente e especificar uma superfície de assentamento.
  1. Na guia Gerador de recursos, no painel Definir orientação, clique em Validar modelo 3D .
  2. A caixa de diálogo Validar modelo 3D é aberta e exibe a mensagem a seguir ao importar o modelo 3D para seu layout.

  3. O modelo 3D é colocado sobre o bloco 2D na janela de desenho. Observe na imagem abaixo que a orientação do modelo não corresponde à orientação do bloco.

  4. A guia Definir orientação na barra de ferramentas da faixa de opções fica ativa e apresenta os comandos Mover e Rotacionar para que você possa coincidir a orientação do modelo com a orientação do bloco.

    Dica: Utilize osnaps para ajudar a orientar com maior precisão seu modelo para o bloco.

    O modelo é exibido com a orientação correta com o bloco na seguinte imagem:



  5. Agora que o modelo está orientado corretamente, é preciso definir a superfície de assentamento. A superfície de assentamento orienta o componente para que ela seja posicionada contra o piso. Clique em Superfície de assentamento na guia Definir orientação e use o ViewCube para girar a vista de modo a facilitar a acessibilidade para a superfície de assentamento desejada.

    Na imagem abaixo, a vista foi girada e a superfície de assentamento está selecionada.



  6. Se necessário, é possível fazer alguns ajustes adicionais no bloco 2D antes da publicação. Na guia Gerador de recursos, no painel Bloco, clique em Editar bloco para abrir a paleta Criação de bloco do AutoCAD.
  7. Assim que as etapas listadas acima forem concluídas, o recurso poderá ser publicado.