O Gerador de forma utiliza cargas aplicadas para determinar a forma resultante da peça. Disponível no Inventor 2016 R2 - clientes do Subscription.
A alteração das cargas aplicadas à peça provavelmente produzirá uma forma diferente.
Tipos de carga
- Força (N ou lbforça)
- Aplique a um conjunto de faces, arestas ou vértices. A força aponta para o interior da peça. Defina as faces planas da direção, arestas retas e eixos.
Por padrão, é aplicada Força.
- Perpendicular à face selecionada.
- Paralela à aresta selecionada.
- Usando os componentes de vetor na caixa de diálogo da seção expandida.
- Pressão (MPa ou psi)
- Aplique somente a faces. A pressão é uniforme e atua de forma perpendicular à superfície em todos os locais da superfície.
- Carga de suporte (N ou lbforça)
- Aplique somente a faces cilíndricas. Por padrão, a carga aplicada está ao longo do eixo do cilindro e a direção da carga é radial. As forças são predominantemente
- Radial (rolamento de esfera)
- Perpendicular ao eixo (momento)
- Momento (N*m ou lbforça pol)
- Aplique somente a faces. Defina a direção utilizando faces planas, arestas retas, dois vértices e eixos. Aplique ao redor do eixo e perpendicular à face.
- Gravidade
- Face ou aresta. Especifica a direção da carga gravitacional no modelo. Selecione uma face para definir a direção ou utilize Componentes do vetor para controlar a direção de forma precisa. As seleções cilíndricas fornecem uma direção axial.
Aplica gravidade de magnitude especificada perpendicularmente à face selecionada ou paralelamente à aresta selecionada.
Os componentes de vetor definem a magnitude e a direção da gravidade.
- Força remota (N ou lb)
- Utilize força remota para:
- Aplicar uma força a um ponto específico fora ou dentro do modelo.
- Ser transformada em uma força equivalente e momento a uma dada face.
Aplique uma força da magnitude especificada à face selecionada.
- Corpo
- Especifica a aceleração linear para o modelo utilizando uma face como entrada. As seleções cilíndricas fornecem uma direção axial. Só é possível aplicar uma única carga de corpo por Projeto gerativo.
Aplique ao modelo aceleração linear ou velocidade e aceleração angulares da magnitude especificada:
- Linear Face ou aresta. Cargas são aplicadas perpendicularmente à face com o valor da magnitude. Valores positivos são aplicados na face. As cargas são aplicadas paralelamente às seleções de arestas.
- Angular Face ou aresta. Aplique velocidade e aceleração angulares da magnitude especificada perpendicularmente a uma face ou paralelamente a uma aresta
- Localização Vértice. Especifica um local alternativo para cargas de corpo. O local é compartilhado entre velocidade e aceleração.
Aplicar carga
- No painel Cargas, clique no tipo de carga que deseje aplicar ou, no navegador, clique com o botão direito do mouse no nó Cargas
e clique o tipo de carga apropriado.
- Com o comando de seleção ativo, selecione entradas na área gráfica. Com base no tipo de carga, faça a seleção correspondente.
Ao selecionar mais de uma entrada, todas as entradas devem ter o mesmo tipo de entidade.
- A seleção exibe um glifo indicando a direção na qual a carga é aplicada. Para alterar a direção da carga, descreva a direção usando os componentes de vetor na seção expandida (para os tipos de carga aplicáveis).
- A seção Mais da caixa de diálogo fornece a configuração dos glifos para essa carga. Ajuste a configuração dos glifos, se necessário.
Nota: Para criar várias cargas do mesmo tipo, na caixa de diálogo, clique em Aplicar.
Editar carga
- No navegador, clique duas vezes no nó da carga
ou
- Clique com o botão direito do mouse no nó da carga e em Editar restrição [tipo].
Faces divididas para aplicação de carga
Em vários aplicativos, locais diferentes em uma superfície de componente estão sujeitos a diferentes cargas. Eixos de revolução com suporte em ambos extremos dos rolamentos são bons exemplos. A seção intermediária do eixo está sob um momento, já as extremidades do eixo recebem cargas de suporte.
Ao atribuir cargas de suporte a componentes, como um eixo, é possível dividir faces para criar locais de contato de rolamento.
Outro exemplo é a aplicação de cargas para simular dois indivíduos sentados em um banco de parque. Divida a superfície superior do banco para criar locais onde pode ser aplicado o peso dos indivíduos.