Para trabalhar com estilos de iluminação e luzes

Compor uma cena consiste em selecionar as aparências, o estilo de iluminação e as posições de câmera do componente. (não disponível no Inventor LT para o sistema operacional de 32 bits)

Criar aparências

Selecione a geometria e, a seguir, especificar uma aparência para aplicar a Autodesk Inventor um componente. As aparências definem o aspecto visual do modelo, por exemplo uma aparência metálica ou plástica, transparente ou opaco de textura, e assim por diante.

  1. Selecionar um componente
  2. No QAT selecione uma Aparência para aplicar o componente.
  3. Repita se necessário.

Criar estilo de iluminação

Crie e edite estilos de iluminação através da caixa de diálogo Estilos de iluminação ou de forma interativa através da janela de desenho. Os tipos de luz, incluindo direcional, ponto e spot, são agrupados em estilos de iluminação. É possível aplicar estilos de iluminação para renderizações e animações, e é possível adicionar estilos de iluminação à biblioteca proporcionada.
Nota: Todos os estilos de iluminação recém-criados serão associados automaticamente à IBL padrão. Se desejar, você poderá trocar a IBL associada por outras.
  1. Na faixa de opções, clique na guia Renderizar painel Cena Estilos de iluminação .
  2. Existem dois métodos para a criação de estilos de iluminação:
    • Novo Estilo de Iluminação Adiciona um novo estilo de iluminação usando o aplicativo padrão. Três luzes são incluídas no estilo: direcional, de ponto e de spot, bem como a Iluminação com base em imagens (IBL) de luz em grade. Cada uma tem configurações padrão de aplicativo. Por padrão, as luzes direcionais, de ponto e de spot estão desativadas. É possível ativá-las alterando as propriedades individuais de luz.
    • Copiar Estilo de Iluminação adiciona uma cópia do estilo de iluminação selecionado e suas configurações.
  3. Renomeie e modifique o novo estilo de acordo com as suas necessidades.

Editar estilo de iluminação

  1. Na caixa de diálogo Estilos de Iluminação, selecione o estilo de iluminação que deseja editar. Defina as opções das guias:
    • Guia Ambiente Especifique valores para:
      • Exposição Afeta a intensidade de todas as luzes e funciona como um interruptor dimmer global. O valor padrão é 100% em uma escala de 0% a 100%.
      • Rotação Gira o ambiente IBL para a orientação desejada.
      • Escala Modifica a escala do estilo de iluminação. A escala inicial de 100% é definida em relação ao modelo quando o estilo de luz está selecionado como estilo ativo. A escala subsequente passa a ser manual, entre 10 e 1000 por cento.
    • Guia Sombras Especifique valores para luzes direcionais:
      • Suavidade Afeta a intensidade de todas as luzes e funciona como um interruptor dimmer global. O valor padrão é 100% em uma escala de 0% a 100%.
  2. Clique na seta da lista suspensa para selecionar o ambiente para o estilo de iluminação local.
  3. Selecione Exibir imagem de cena para definir que a imagem deve ser exibida como imagem de plano de fundo.
  4. Quando todas as opções forem definidas, clique em Concluído, execute renderizações de teste e ajuste o estilo ou as luzes individuais para obter o efeito desejado.

Criar e editar uma luz no estilo de iluminação

  1. Na lista de estilos de iluminação, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Nova luz para criar uma nova luz ou em Editar a luz para editar uma luz existente.

    • Guia Geral Permite controlar o tipo e a posição de uma luz. Especifique valores para:
      • Tipo Especifica um dos seguintes tipos de luz para controlar a quantidade de iluminação fornecida pela luz. O valor padrão é Direcional.
        • Direcional simula raios de luz paralelos de uma única direção no espaço, de uma fonte de luz que é localizada a uma distância infinita, como o sol.
        • Ponto simula uma luz que é emitida em todas direções de um único ponto no espaço, como uma lâmpada. O destino é utilizado para criar e editar luzes de ponto e não influi no lugar onde a luz é emitida.
        • Spot simula uma luz cônica emitida de um único ponto no espaço em uma direção particular, como uma luz de palco.
      • Posição
        • Destino define um ponto de referência no modelo quando é clicado em qualquer ponto do mesmo, ou define o objetivo no plano de vista à mesma distância que o objetivo existente quando é clicado no espaço. Mova o mouse sobre uma superfície para obter uma visualização do destino e da direção da nova luz.
        • Posição define a posição da luz quando é clicada ao longo da linha de direção da luz. A linha de direção é estendida pela distância à linha de direção regular se dita distância for maior que a distância atual da luz.

          ou

          define a posição no ponto de pulsação quando é clicado em qualquer ponto do modelo, ou define a posição do plano de vista à mesma distância visual que a posição existente ao clicar em um ponto do espaço.

      • Ativar/Desativar Clique para ativar ou desativar a luz.
        • Iluminação ativada ativa a luz no estilo de iluminação. Por padrão, esta opção está ativada.
        • Iluminação desativada permite ativar ou desativar a iluminação. Ao desativar uma iluminação, a cor da face iluminada altera para preto e, no navegador, é desativado o ícone de luz na árvore de estilos de iluminação.
      • Inverter direção Se necessário, use Inverter direção para reverter a direção da luz.
        • Clique no botão da direita para reverter a direção da luz. São trocados a posição e o destino, se o botão da direita estiver clicado. O valor padrão é Normal (sem alterações).
    • Guia Iluminação Determina o modo como luzes de todos os tipos emitem luz e projetam sombras.
      • Intensidade Especifica a quantidade de iluminação fornecida pela luz. O valor padrão é 0 em uma faixa de 0 a 100.
      • Cor Especifica a cor da luz. A cor padrão é o branco.
      • Compensação de atenuação Compensa a atenuação de luz detectada.
    • Guia Direcional Determina o modo como luzes de todos os tipos emitem luz e projetam sombras. Só está disponível quando o tipo de iluminação na guia Geral está definida como Direcional.
      • Latitude Arraste o controle deslizante ou insira um valor para especificar o ângulo de latitude da luz em relação ao plano XY. Os valores têm base nas entradas fornecidas ao criar a luz. Podem ir de -90.0 a 90.0 graus.
      • Longitude Arraste o controle deslizante ou insira um valor para especificar o ângulo de longitude da luz em relação ao plano YZ. Os valores têm base nas entradas fornecidas ao criar a luz. Podem ir de -180.0 a 180.0 graus.
    • Guia ponto Define as propriedades das luzes puntiformes. Só está disponível quando o tipo de iluminação na guia Geral está definido como Ponto.
      • Posição Especifica valores para as coordenadas X, Y e Z da posição da fonte de luz.
    • Guia Spot Define as propriedades das luzes de spot. Só está disponível quando o tipo de iluminação na guia Geral está definido como Spot.
      • Posição Especifica valores para as coordenadas X, Y e Z da posição da fonte de luz.
      • Destino Especifica valores para as coordenadas X, Y e Z do destino da luz.
      • Ponto luminoso Especifica o ângulo da luz de spot. O valor padrão é 45 graus em uma faixa de 1 a 150 graus.
      • Enfraquecimento Especifica o ângulo de enfraquecimento da luz de spot. O valor padrão é 50 graus em uma faixa de 1 a 150 graus.

Para obter melhores resultados, em vez de renderizar sombras suaves com uma luz de ponto, utilize um spot que projete uma sombra suave e defina a qualidade da sombra no valor mais alto.

Se possuir um controlador de tipo bola espacial e manipulá-lo durante a renderização de uma animação, é possível que a vista da câmera altere. Para evitar esta alteração, desative o controlador durante operações longas de renderização.

Editar iluminação no estilo de iluminação

  1. Na caixa de diálogo Estilos de iluminação, expanda o estilo que contenha a luz que deseja editar.
    • Geral: em Tipo, especifique o tipo de luz como direcional, pontual ou focal.

      Em Posição, utilize o seletor Destino para especificar uma face ou uma localização diferente como destino.

      ou

      Clique em Posição e, depois, clique ao longo da linha de direção da luz ou em qualquer face do modelo para definir a posição da luz.

      Se necessário, utilize Alterar direção para reverter a direção da luz.

    • Iluminação: mova o controle deslizante para alterar a quantidade de iluminação que fornece a luz.

      Em Cor, altere a cor da luz.

    • Sombras: altere o tipo e a qualidade de sombra, ou indique se deseja utilizar as configurações do estilo principal.
    • Ponto, Spot ou Direcional: em função do tipo de luz, altere a localização da mesma e as propriedades correspondentes.
  2. Ao definir as opções de todas as guias, clique em Concluir.

Mover a iluminação

  1. Selecione um nó ou exemplar de luz no navegador, na janela de desenho ou na caixa de diálogo Estilos de iluminação.

    Na janela de desenho, é exibida a tríade Mover/Girar 3D.

  2. Na região gráfica, mova o cursor sobre a imagem da posição, do destino ou do feixe de luz ligando a posição e o destino.

    Esta porção da luz é realçada. Selecione o feixe de luz para alterar a posição da luz inteira de uma única vez.

  3. Clique para iniciar o comando Mover/Rotacionar 3D.
Nota: Se os resultados da renderização forem diferentes da vista interativa, é possível que o ponto de luz esteja muito perto de uma superfície. Afaste a câmera da superfície até que isso seja solucionado.

Criar e editar uma câmera

Crie e edite uma câmera no documento ativo se deseja definir uma vista para renderizá-la. Os parâmetros que criam uma representação gráfica que pode ser exibida ou ficar oculta definem uma câmera.

É possível definir várias câmeras, mas deve-se utilizá-las separadamente na renderização.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Renderizar painel Cena Câmera.
  2. Na caixa de diálogo Câmera, clique em Destino.
  3. Na região gráfica, clique em uma face do modelo para definir o destino da câmera.

    Um pequeno cubo será inserido no ponto de destino da câmera. Uma linha de direção negra será exibida, perpendicularmente à face selecionada, desde o ponto de destino até o ponto da posição.

  4. Clique em um ponto da linha de direção da câmera ou em qualquer face do modelo para definir a posição desta.

    Uma representação delineada do volume de visualização da câmera será exibida como um quadrado negro que tem como centro o ponto de destino e está orientado para a posição do destino.

  5. Com a imagem da câmera visualizada, é possível executar as seguintes operações:
    • Arrastar o destino ou a posição para visualizar o plano à mesma distância visual que o destino ou a posição.
    • Mover a câmera. Clique no destino ou na posição para ativar a tríade Mover/Rotacionar 3D. Utilize a tríade para mover o destino ou a posição. O fato de alterar a rotação da tríade não afeta ao destino nem à posição. Clique na linha de direção para mover a câmera e manter a posição relativa e a localização do destino.
    • Aplicar zoom para alterar o campo do ângulo de vista. Clique na caixa de volume de visualização para selecioná-lo e, a seguir, mova o mouse para ajustar o tamanho do volume de visualização utilizando uma proporção restringida. Solte o botão do mouse para definir o novo tamanho.
    • Alterar o ângulo de deslocação. Clique no marcador de deslocação para selecioná-lo e, depois, mova o mouse para rotacionar a imagem da câmera ao redor da direção do destino.
  6. Caso necessário, selecione Vincular à vista para atualizar a vista ativa em função das propriedades da câmera e ocultar a imagem da câmera.
  7. Em Projeção, defina o modo de visualização da câmera como ortogonal ou em perspectiva.

    A opção de projeção está desativada durante a animação da câmera.

    Nota: Utilize a câmera ortogonal para gerar vistas tradicionais tipo ilustração, e a câmera em perspectiva para gerar vistas mais realistas.
  8. Caso necessário, em Ângulo de giro, especifique o ângulo de rotação ao redor do eixo de direção da câmera, se diferir do valor definido padrão.
  9. Em Zoom, é possível especificar o ângulo de zoom da câmera para definir o campo horizontal de visualização, se diferir do valor definido padrão.
  10. Clique em Ok.

Profundidade do campo

É possível utilizar a profundidade de campo com qualquer câmera que defina. Para utilizar a profundidade de campo, faça o seguinte:

  1. Na caixa de diálogo de definição da câmera, na seção Profundidade do campo, selecione Ativar. São ativados os controles de profundidade de campo.
  2. Selecione a opção Limites de Foco, que permite especificar posições de plano de foco próximas e longínquas, ou a opção Número f, que permite definir um valor de detenção de câmera e a posição de plano de foco.
  3. Especifique os parâmetros de profundidade de campo para o método correspondente. Em Limites de Foco, permite especificar posições de plano de foco próximas e longínquas. Em Número f, forneça o valor de número f e a posição de plano de foco.
  4. Opcionalmente, é possível selecionar a opção Vincular plano de foco ao alvo da câmera, que tem duas vantagens:
    • Os planos de foco são mantidos posicionados com respeito ao destino. Se alterar o destino da câmera, esta será mantida enfocada em relação a esse destino.
    • É possível animar o destino da câmera. O resultado é uma profundidade em movimento do campo, que fornece um efeito interessante em uma animação.