Caixa de diálogo Formatar texto

Use a caixa de diálogo Formato de texto para definir os atributos do texto de um desenho ou de um esboço.

Acessar

Estilo

Especifica o estilo de texto que é aplicado ao texto. Clique na seta e selecione um dos estilos de texto disponíveis na lista.

Atributos de texto e fonte

Especifica os atributos de parágrafo do texto selecionado.

Marcadores e numeração
Cria uma lista com marcadores ou numerada.
Justificação

Posiciona o texto dentro da caixa de texto.

Justificação de linha base

Disponível ao selecionar Texto em uma única linha e ao criar um texto de esboço.

Texto em linha única

Remove todas as quebras de linha de um texto de várias linhas. Somente está disponível para texto de esboços.

Espaçamento de linha
Define a distância entre as linhas de texto.

Valor de espaçamento define o valor do espaçamento de linha, quando é definido o espaçamento de linha como Exato ou Múltiplo.

Ajustar texto

Altera o tamanho do texto para que se ajuste ao espaço designado, como, por exemplo, uma caixa de texto. Somente está disponível para texto de esboços.

Estiramento(%)

Especifica a largura do texto. Insira 100 para exibir o texto como projetado, insira 50 para diminuir a largura do texto em 50 %.

Fonte

Especifica a fonte do texto. Clique na seta e selecione um das fontes disponíveis na lista.

Tamanho da fonte

Define a altura do texto em unidades de folha (polegadas ou milímetros). Insira o tamanho ou clique na seta e selecione um tamanho na lista.

Dica: Edite as configurações padrão para personalizar a lista de tamanhos de fonte predefinidos. Abra o Editor de estilos e normas e clique na norma cadeia. A seguir, adicione ou remova tamanhos de fonte na lista Valores predefinidos da guia Geral.
Cor

Especifica a cor do texto. Clique no comando Cor e selecione uma cor na caixa de diálogo Cor. Na caixa de diálogo Cor, ative a caixa de seleção Por camada para definir a cor especificada pela camada de texto. Desative a caixa para selecionar uma cor. O comando de cor exibe a cor selecionada ou a cor da camada.

Estilo de texto

Define o estilo. Clique em Negrito, Itálico, Sublinhado ou Traçado para aplicar o estilo ao texto.

Empilhar

Empilhe sequências para criar frações empilhadas diagonais ou horizontais e sequências de sobrescrito e subscrito. Disponível se a sequência selecionada está em um formato de empilhamento correto.

Exemplos de formato de empilhamento correto:

  • 1#2 é empilhado como uma fração diagonal.
  • 1/2 é empilhado como uma fração horizontal.
  • 1^2 é empilhado como uma tolerância (1 sobre 2).
Dica: Para editar as propriedades do texto empilhado, selecione um texto empilhado no campo de edição, clique com o botão direito e selecione Propriedades.
Caixa do texto
Converte a sequência selecionada em MAIÚSCULAS, minúsculas ou caixa do título.
Caixa de texto

Permite restringir e dimensionar o texto. Somente está disponível para texto de esboços.

Ângulo de rotação, girar

Gira o texto em torno do ponto de inserção. Por exemplo, se o texto está na parte superior justificado à esquerda, o texto gira ao redor do canto superior esquerdo.

Para uma nota de desenho, clique na seta para selecionar a orientação de rotação ou insira o ângulo de rotação na caixa de edição. Para o texto do esboço, selecione uma opção Girar na lista, ou crie um novo UCS para orientar o texto.

Modelo, Desenho e Propriedades personalizadas

Quando são recuperadas as propriedades do modelo, a origem do modelo depende do tipo de esboço:

Nota: Quando o status de atualização do desenho está adiado ou o documento de modelo referenciado não foi determinado, os valores das propriedades de texto com base no modelo não são atualizados.
Tipo

Especifica tipos de propriedades do desenho, o modelo de origem e o arquivo de origem da propriedade personalizada (para propriedades personalizadas externas e de modelo) definidos na guia Desenhos da caixa de diálogo Configurações do documento. Está disponível quando é criado ou editado o texto do esboço (nos esboços de chapa, vista ou visualização de desenho), o texto dos símbolos, a caixa de título e o texto da borda.

Nota:
  • Cada conjunto de propriedades externas definidas em cada arquivo de desenho ou modelo tem uma entrada com um nome de conjunto de propriedades na lista.
  • Se o modelo de origem contém ao menos uma propriedade personalizada, o tipo de propriedade Propriedades personalizadas - Modelo está disponível.
  • Em desenhos de chapa de metal, selecione o tipo Propriedades de chapa de metal para adicionar a área, largura ou comprimento da extensão da planificação no texto. (não disponível no Inventor LT)
  • Selecione o tipo de propriedade Propriedades físicas - Modelo para adicionar a Massa, a Densidade, o Volume e a Área do modelo no texto. Se o valor exibido de uma propriedade física for N/D, as propriedades físicas do modelo estão obsoletas. Para atualizar o modelo, abra o arquivo do modelo e escolha guia Gerenciar painel Atualizar Atualizar massa.
  • Os valores das propriedades físicas são exibidos com a sequência de unidade.
Propriedade

Especifica uma propriedade associada ao tipo selecionado. Está disponível quando é criado ou editado todo o texto do desenho, incluindo as propriedades de texto das notas, o texto da chamada de detalhe, o texto dos esboços, o texto dos símbolos, a caixa de título e o texto da borda.

Precisão

Especifica a precisão das propriedades numéricas exibidas no texto. Selecione a precisão que deseja na lista.

Adicionar Parâmetro de Texto

Insere no texto o parâmetro selecionado em Tipo e Propriedade. Está disponível quando é criado ou editado o texto do desenho, incluindo o texto dos esboços, o texto dos símbolos, o texto das notas, o texto da chamada de detalhe, a caixa de título e o texto da borda. Não disponível para o tipo Entrada solicitada.

Parâmetros

Seleciona um parâmetro salvo e insere seu valor no texto, no ponto de inserção. As opções de Parâmetro somente estão disponíveis ao adicionar ou editar texto nas notas de desenhos gerais e no texto das cotas.

Nota: O texto das peças não utiliza configurações de parâmetros.
Componente

Especifica o arquivo de modelo que contém o parâmetro. Se o desenho contém vistas de mais de um modelo, clique na seta e selecione um dos arquivos da lista. Se o desenho contém peças derivadas, as partes de referência também são incluídas nesta lista.

Origem

Seleciona o tipo de parâmetro que deseja exibir na lista Parâmetro. Clique na seta e selecione a partir da lista.

  • A opção Parâmetros do modelo exibe as propriedades com nome adicionadas automaticamente ao modelo quando são adicionados cotas ou operações.
  • A opção Parâmetros do usuário exibe os parâmetros do usuário que se adicionaram ao modelo.
Parâmetro

Especifica o parâmetro a ser inserido no texto. Clique na seta e selecione da lista. Os parâmetros da lista são alterados de acordo com a Origem selecionada.

Precisão

Especifica a precisão dos parâmetros numéricos exibidos no texto. Selecione a precisão que deseja na lista.

Adicionar parâmetro

Adiciona ao texto o parâmetro selecionado a partir do componente selecionado.

Símbolo

Insere um símbolo no texto, no ponto de inserção. Clique na seta e selecione um símbolo na paleta. Os três símbolos principais são diâmetro, grau e mais/menos, e utilizam a fonte ativa. Todos os demais símbolos utilizam a fonte AIGDT. Nos desenhos, os símbolos disponíveis são determinadas pelo estilo da Tolerância geométrica ativa.

Na parte inferior da lista de símbolos, o comando Mapa de caracteres do Windows proporciona acesso aos caracteres não disponíveis no teclado regular. Em Mapa de caracteres, clique em um caráter e, depois, clique em Selecionar e depois em Copiar. No painel Formatar texto, clique no botão direito do mouse e selecione Colar.

Zoom

Para aplicar zoom no texto editado, posicione o cursor no campo de edição, mantenha pressionada a tecla CTRL no teclado e gire a roda do mouse.