Uma tabela de dobra especifica a tolerância de dobra para uma espessura de material determinada em raios e ângulos de dobra específicos para o analisador de planificações.
Se um ângulo da dobra ou raio da dobra específico não estiver na tabela, o analisador de planificações interpolará entre as células adjacentes para determinar um valor.
A tabela organiza as deduções de dobra em linhas e colunas. Cada linha especifica um ângulo de dobra. Cada coluna especifica um raio da dobra. Todas as colunas da tabela de dobra devem conter valores. Valores decimais utilizam o caractere ponto (.) como separador, não uma vírgula.
É possível gerar planificações pelo desdobramento de operações de chapa de metal com um Fator K linear aplicado de maneira uniforme, uma tabela de dobra ou uma equação de desdobramento personalizada. Como as tabelas de dobra podem levar em conta comportamento do equipamento (não linear) específico, as peças produzidas a partir de modelos que usam tabelas de dobra são mais próximas em tolerância ao modelo dobrado.
Uma tabela de dobra de uma peça específica precisa de linhas apenas para os ângulos utilizados na peça. Se uma peça usar somente um único raio da dobra, a tabela de dobra precisará de uma única coluna. Se uma peça só tiver dobras de 90 graus com um só raio da dobra, não haverá vantagem em usar uma tabela de dobra em vez de ajustar o valor Fator K. Uma tabela de dobra útil para uma máquina industrial específica dispõe de uma faixa completa de ângulos e raios da dobra. Todas as células na tabela precisam de peças de amostra de medidas para garantir a máxima precisão.
Há um exemplo de tabela de dobra disponível em uma planilha. É possível personalizar a planilha de amostra copiando e editando tabelas.
Um arquivo de tabela de dobra pode conter várias tabelas de dobra sempre que as tabelas sejam para materiais diferentes ou espessuras. Normalmente, um arquivo de tabela de dobra contém uma tabela de dobra para cada espessura de lâmina utilizada. Como o alumínio se deforma de maneira diferente da do aço, crie um arquivo de tabela de dobra separado para cada tipo de material.
É possível acessar o editor integrado para criar e editar tabelas de dobra em arquivos de texto ou planilhas. Também é possível editar tabelas de dobra com um editor de texto ou uma planilha. Você pode importar arquivos de texto e colar em intervalos de células.
Amostras de tabelas de dobra em sistema métrico e inglês são fornecidas como arquivos de planilha. Os valores de dedução de dobra nas planilhas da tabela de dobra de amostra são baseados em fórmulas. O valor real de uma tabela de dobra é a capacidade para fornecer resultados consistentes e previsíveis em suas máquinas e ferramentas. Você pode usar os exemplos fornecidos como um ponto de partida para a criação de tabelas que reflitam seus requisitos particulares.
As amostras de arquivos de texto e de planilhas de tabelas de dobra estão instalados em:
Windows 7 e Windows 8 [unidade]\Usuários\Público\Documentos\Autodesk\Inventor [versão]\Dados de projeto\Tabelas de dobra
As tabelas de dobra são salvas como arquivos de texto ASCII (*.txt).
Se o parâmetro estiver fora da faixa de valores, o analisador aplicará a tolerância T3 para determinar se o parâmetro é válido.
As unidades de medida podem ser m, cm, mm, micrômetro, polegada, pé ou jarda. (Centímetros é o padrão.)
As tolerâncias determinam se um parâmetro do modelo de peça é válido e são utilizadas apenas nos valores mínimo e máximo. Por exemplo, se um arquivo de tabela de dobra tiver as tolerâncias listadas previamente e o valor de raio da dobra máximo for 0,05, o analisador procurará um valor de correção para os raios de dobra de até 0,06.
As tolerâncias 2 e 3 são apenas para condições especiais, como indicado na tabela. Se as tolerâncias não forem especificadas no arquivo de tabela de dobra, os valores padrão serão //T1 = 0,0001 (espessura), //T2 = 0,01 (raio) e //T3 = 0,01 (ângulo).