Rotear cabos e fios

Rotear cabos e fios automaticamente

Use Rota automática para rotear um ou vários fios ou cabos sem roteamento selecionados, ou todos os fios ou cabos sem roteamento em segmentos na montagem de cabos e fios ativa. Os fios roteados (inclusive os fios de cabo) são ignorados. No caso dos fios sem roteamento, Rota automática também está disponível no menu de contexto.

Todos os pontos de trabalho de fios ou fios de cabo são excluídos quando é executado um roteamento a partir de um estado ponto a ponto.

Nota: Se preferir, você pode pré-selecionar um ou vários fios no navegador ou na janela de desenho antes de clicar no comando Rota. Para selecionar os fios na janela de desenho, estabeleça o comando de seleção em Selecionar operações de esboço.
  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os fios e cabos que deseja rotear.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Cabeamento elétrico painel Rota Rota automática .
  3. Selecione os fios que roteará, se não os tiver selecionado previamente.
    • Para rotear todos os fios, marque a caixa de seleção Todos os fios.
    • Para utilizar os fios selecionados, na janela de desenho, selecione os fios que deseja rotear.
    Nota: Ao selecionar um fio de cabo automaticamente, você seleciona todos os fios associados ao mesmo cabo.
  4. Clique em Aplicar para rotear os fios.
  5. Se desejar, continue selecionando fios para roteamento.
  6. Clique em OK.

Os comprimentos de fio, os comprimentos de cabo e o diâmetro de conjunto do segmento são atualizados cada vez que clicar em Aplicar ou Aceitar.

Nota: Se o roteamento não funcionar, é possível que o sistema tenha identificado dois segmentos descontínuos para o roteamento. Tente rotear manualmente.

Rotear cabos e fios manualmente

Com a rota manual, selecione um ou vários fios ou cabos para rotear por um segmento selecionado. Se desejar, é possível continuar roteando os mesmos fios ou cabos por segmentos adicionais, um a um.

Os segmentos utilizados para a rota manual podem ser contínuos ou descontínuos. O roteamento por segmentos descontínuos cria rotas com folgas. Por exemplo, uma folga é criada passando um fio de um segmento por um espaço durante certa distância e, a seguir, por outro segmento.

Nota: Se preferir, pode pré-selecionar os fios (incluindo os fios de cabo) no navegador ou na janela de desenho antes de clicar no comando Rota. Para selecionar os fios na janela de desenho, estabeleça o filtro de seleção em Selecionar elementos de esboço.

Todos os pontos de trabalho de fios ou fios de cabo são excluídos durante o roteamento.

  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os fios que deseja rotear.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Cabeamento elétrico painel Rota Rota .

    Também é possível selecionar os fios que deseja rotear, clicar com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecionar Rota automática.

  3. No navegador ou na janela de desenho, selecione um ou vários fios para roteá-los, se não os selecionou previamente.
  4. Na caixa de diálogo Rotear fios, verifique se a caixa de seleção Segmento único (Manual) foi marcada.
  5. Selecione um segmento único pelo qual rotear o fio.

    Só podem ser selecionados os segmentos do arnés ativo.

  6. Clique em Aplicar para rotear os fios no segmento.

    Os comprimentos de fio, os comprimentos de cabo e os diâmetros de conjunto do segmento são atualizados e os fios permanecem selecionados.

  7. Repita os passos 4 a 6 para continuar roteando, um por um, os fios ou os cabos selecionados por segmentos adicionais.
  8. Clique em OK.

Os comprimentos de fio, os comprimentos de cabo e os diâmetros de conjunto do segmento são atualizados cada vez que clicar em Aplicar ou Aceitar.

Rotear cabos e fios semiautomaticamente

Clique em Rota para utilizar o roteamento semiautomático para fios e cabos. Selecione um ou vários fios para roteá-los (incluindo os fios de cabo) e, a seguir, o primeiro e último segmento da rede em que serão roteados. Também é possível selecionar os fios que deseja rotear, clicar com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecionar Rota automática.

Os fios são roteados pela rota contínua mais curta que ligue os dois segmentos. Durante o roteamento semiautomático não são criadas folgas. Todos os fios roteados são ignorados. Todos os fios de cabo associados são roteados juntos. Todos os pontos de trabalho de fios ou fios de cabo são excluídos quando é executado um roteamento a partir de um estado ponto a ponto.

Nota: Se for preferível, é possível pré-selecionar os fios no navegador ou na viewport antes de clicar em Rota. Para selecionar os fios na janela de desenho, estabeleça o comando de seleção em Selecionar operações de esboço.
  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os fios que deseja rotear.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Cabeamento elétrico painel Rota Rota .
  3. Selecione um ou vários fios no navegador ou na janela de desenho, se não os selecionou previamente.

    Para selecionar os fios na janela de desenho, estabeleça o comando de seleção em Selecionar operações de esboço.

  4. Verifique se a caixa de seleção Segmento único está desativada.
  5. Selecione o primeiro segmento do roteamento.

    Só podem ser selecionados os segmentos do arnés ativo.

  6. Selecione o último segmento do roteamento.
  7. Se existe mais de uma rota possível para o roteamento, utilize as setas Anterior e Próximo do comando Selecionar caminho para selecionar a rota que a ser utilizada. Clique no botão verde central para aceitar a seleção ressaltada. Clique em Cancelar para sair sem realizar o roteamento.

    Os botões passam por cada uma das rotas possíveis em ordem, da mais curta à mais longa. O comando Selecionar caminho aparece para cada fio ou cabo que tenha múltiplas possibilidades de roteamento.

  8. Clique em Aplicar para rotear os fios nos segmentos contínuos que ligam os segmentos selecionados da rede.

    O arnés é atualizado.

  9. Continue selecionando e roteando fios adicionais. Clique em OK.

Os comprimentos de fio, os comprimentos de cabo e os diâmetros de conjunto do segmento são atualizados.

Visualização de um cabo, um fio de cabo ou um caminho de fio

Como consequência do roteamento e a anulação de roteamento de fios e cabos em montagens complexas, a rota que os objetos seguem não é sempre evidente à inspeção visual. Utilize a opção Visualizar caminho do menu de contexto para ressaltar os segmentos de fio e todos os segmentos pelos quais passa um cabo, um fio de cabo ou um fio. A geometria da linha de centro, ou a geometria renderizada dos fios ou fios de cabo, também é ressaltada.

Se existia uma emenda no fio selecionado, o sistema ressalta-o de e até a emenda, junto com os segmentos pelos quais é roteado o fio.

  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os objetos de interesse.
  2. Na janela de desenho ou no navegador, selecione os cabos, fios ou fios de cabo que desejar, clique com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecione Visualizar caminho.

Mostrar como o roteamento automático é utilizado

Mostrar como o roteamento automático é utilizado