Ao criar furos, você precisa primeiro especificar o tipo de posicionamento e, em seguida, as cotas, o ponto de perfuração, a extremidade e o tipo de rosca do furo.
- Clique na guia Modelo 3D
painel Modificar
Furo
.
- Escolha o método de posicionamento:
- A partir do esboço. Essa opção será definida automaticamente se um esboço estiver visível. Requer um ponto central do furo ou um ponto de esboço esboçado em uma operação existente. Você pode selecionar extremidades ou pontos centrais na geometria existente como centros de furo. Como alternativa, você pode arrastar usando o botão esquerdo do mouse para selecionar uma área e definir os pontos de esboço dentro dessa área como centros de furos.
Nota: Para usar um único esboço para posicionar furos diferentes, você pode usar um único esboço para definir a posição de vários furos. Em seguida, compartilhe o esboço entre várias operações de furo. Os esboços não podem ser compartilhados quando o furo é criado como uma operação de montagem.
- Linear. Cria furos em uma face relativa a duas arestas lineares.
- Concêntrico. Cria furos em um plano, concêntricos a uma aresta circular ou uma face cilíndrica.
- Em Ponto. Cria furos que coincidem com um ponto de trabalho e estão posicionados em relação a um eixo, a uma aresta ou a um plano de trabalho.
- Especifique as opções de posicionamento e selecione a geometria do furo:
A partir do esboço
- Centros. Clique para selecionar extremidades ou pontos centrais da geometria como centros de furo. Seleciona automaticamente os pontos centrais dos furos. Exibe uma contagem de dinâmica dos centros atualmente selecionados.
Linear
- Face. Seleciona uma face plana para posicionar o furo.
- Referência 1. Seleciona a primeira aresta linear referenciada para cotagem do posicionamento do furo.
- Referência 2. Seleciona a segunda aresta linear referenciada para cotagem do posicionamento do furo.
- Inverter lado. Inverte a direção do furo.
Concêntrico
- Plano. Seleciona uma face plana ou um plano de trabalho para inserir o furo.
- Referência concêntrica. Seleciona o objeto referenciado para o posicionamento do centro do furo. Selecione uma aresta circular ou uma face cilíndrica.
No Ponto
- Ponto. Seleciona um ponto de trabalho para definir como centro do furo.
- Direção. Especifica a direção do eixo do furo. Selecione uma face plana ou um plano de trabalho que seja perpendicular ao eixo do furo ou uma aresta ou um eixo que seja paralelo ao eixo do furo.
- Se houver dois ou mais corpos sólidos no arquivo de peça, clique no seletor Sólidos para escolher os corpos sólidos participantes.
- Especifique o tipo de furo e os diâmetros e as profundidades apropriados:
- Perfurado
. Os furos têm um diâmetro especificado e estão nivelados com a face plana.
- Rebaixamento
. Os furos têm uma profundidade de rebaixamento, um diâmetro de rebaixamento e um diâmetro especificado. Não é possível usar um furo roscado cônico com Rebaixamento.
- Escareado
. Os furos têm um diâmetro especificado, um diâmetro escareado e uma profundidade escareada. A medida da profundidade do furo e da rosca tem início na superfície inferior do escareado.
- Escareamento
. Os furos têm uma profundidade de escareado, um diâmetro de escareado e um diâmetro especificado.
- Especifique o tipo de ponto de perfuração:
- Plano. Cria um ponto de perfuração plano.
- Ângulo. Para pontas em ângulo, na lista suspensa, especifique uma cota angular ou selecione a geometria no modelo para medir um ângulo personalizado ou exibir as cotas. A direção positiva do ângulo é medida no sentido anti-horário, a partir do eixo do furo, normal com a face plana.
- Escolha uma opção de terminação:
- Distância. Define o método de extremidade do furo. Utiliza um valor positivo para a profundidade do furo. Mede a profundidade como sendo perpendicular à face plana ou ao plano de trabalho.
- Passante. Estende um furo através de todas as faces.
- Para. Termina um furo na face plana especificada. Selecione a superfície onde será concluída a extremidade do furo. Você pode terminar a operação na face estendida.
- Inverter. Disponível quando as opções de terminação Distância e Passante são usadas. Inverte a direção do furo.
- Superfície
. Disponível quando a opção de terminação Para é usada. Termina o furo em uma face ou uma superfície selecionada.
- Face estendida
. Disponível quando a opção de terminação Para é usada. Especifica uma face estendida para a terminação do furo. Estende a face quando a entidade de terminação não faz interseção total com a operação de furo.
- Escolha um método de rosca:
- Especifique configurações de rosca:
Furo com folga
- Norma. Seleciona em uma lista a norma para o fixador.
- Tipo de fixador. Seleciona em uma lista o tipo de fixador.
- Tamanho. Seleciona o tamanho do fixador.
- Ajuste. Especifica se o tipo de ajuste do furo é Normal, Fechado ou Livre.
Furos roscados e furos roscados cônicos
- Tipo de rosca. Na lista suspensa, selecione um tipo de rosca. A rosca de parafuso unificada ANSI é um exemplo de tipo de rosca baseada em polegadas. O perfil M métrico ANSI é um exemplo de tipo de rosca baseada em milímetros. NPT é um exemplo de tipo de rosca baseada em polegadas. ISO Taper Internal é um exemplo de rosca baseada em milímetros.
- Tamanho. Dependendo do tipo de rosca selecionado, é exibida uma lista de tamanhos nominais. Cada diâmetro nominal terá um ou vários passos. Cada combinação de diâmetro nominal e passo terá uma ou várias classes.
- Designação. Define a distância de um ponto de uma rosca de parafuso até um ponto correspondente na rosca seguinte, medida paralela ao eixo.
Nota: Se você usar unidades imperiais, o passo será igual a 1 dividido pelo número de roscas por polegada.
- Classe. Na lista suspensa, selecione a classe de ajuste da rosca interna.
Nota: Para roscas inglesas, a letra A representa roscas externas e a letra B, roscas internas. Utilize números mais altos para requisitos de ajuste mais precisos. Por exemplo, utilize 2B para parafusos, porcas e outros aplicativos gerais. Utilize 3B para requisitos altamente precisos e de ajuste mais fino.
- Diâmetro. Exibe o valor do tipo de diâmetro dessa operação de furo. Só é possível alterar este valor nas Configurações do documento. O diâmetro do furo é definido automaticamente na especificação da rosca, no arquivo Rosca.xls, baseado na configuração (Menor, Passo, Maior, Tarraxa) na janela Configurações do documento.
- Direção. Especifica como as roscas giram. Se você selecionar Direita, as roscas girarão no sentido horário e parecerão retroceder quando visualizadas a partir da extremidade. Um parafuso rosqueado que gira para a direita entra na porca quando girado no sentido horário. Se você selecionar Esquerda, as roscas girarão no sentido anti-horário e parecerão retroceder quando visualizadas a partir da extremidade. Um parafuso rosqueado que gira para a esquerda entra na porca quando girado no sentido anti-horário.
- Profundidade total. Especifica que as roscas sejam aplicadas em toda a profundidade do furo.
- (Opcional) Selecione Deduzir iMate para inserir automaticamente um iMate em um furo.
- Clique em OK.