Inserção de restrições de ângulos nas montagens

Use o comando Restringir ou Montagem para inserir restrição de ângulo entre dois componentes de montagem. Uma restrição de ângulo controla o ângulo entre as arestas ou faces planas.

Para começar, insira os componentes a serem restringidos em um arquivo de montagem.

Utilize Restringir para inserir restrições de Ângulo

  1. Na faixa de opções, clique na guia Montar painel Relações Restringir .
  2. Na guia Montagem, na caixa Tipo, clique em Ângulo.
  3. Selecione a caixa de seleção Prever deslocamento e orientação, caso os componentes estejam perto da posição desejada. O ângulo atual entre as seleções é automaticamente inserido no campo Ângulo.
  4. Selecione a primeira face ou aresta. Se necessário, clique na Primeira seleção para habilitar a seleção.
  5. Clique na segunda face ou aresta para restringir a primeira seleção. Se necessário, clique na Segunda seleção para habilitar a seleção.
  6. Quando é utilizada a opção Vetor de referência explícita, aparece um terceiro comando de seleção. Seleciona uma face, aresta linear, plano de trabalho ou um eixo de trabalho. A seleção indica a direção do produto vetorial (eixo Z) dos vetores das duas primeiras seleções. Se necessário, clique na Terceira seleção para habilitar a seleção.
    Nota: Para obter melhores resultados, execute a terceira seleção em um componente estacionário.
  7. Na caixa Soluções, selecione a solução adequada:
    • Clique no Ângulo dirigido para aplicar em todos os casos a regra do lado direito. Em alguns casos, como zero ou 180°, é possível inverter na direção oposta. Deduz o eixo Z ou o produto vetorial.
    • Clique no Ângulo não-dirigido para aplicar a regra. Se a posição resolvida é semelhante à última posição calculada, o comportamento padrão é aplicar a regra da esquerda. Deduz o eixo Z ou o produto vetorial.
    • Clique no Vetor de referência explícita para definir por seleção o eixo Z ou o produto vetorial das duas primeiras seleções.
  8. No campo Ângulo, insira um valor de ângulo diferente, se necessário.
  1. Para alterar o nome da restrição ou definir limites, clique no botão Mais.
    • Na caixa Nome, insira um nome de restrição, ou deixe em branco e um nome padrão será automaticamente criado.
    • Selecione Máximo e insira um valor para especificar a posição de limite máximo.
    • Selecione Mínimo e insira um valor para especificar a posição de limite mínimo.
    • Selecione Utilizar deslocamento como posição de apoio e insira o valor exigido na caixa Valor de deslocamento, para especificar a posição de repouso.

    Desative a caixa de seleção para remover os limites. Os valores são retidos num estado inativo.

    Nota: As regras a seguir se aplicam aos limites:
    • Limites não estão disponíveis para ângulo dirigido.
    • Se a combinação total não passa de 180 graus, os limites suportados de Ângulo não dirigidos são de -180 a 180 graus.
    • Se a combinação total não passa de 360 graus. Os limites de Vetor de referência explícitos suportados são de -360 a 360 graus.
  2. Se Mostrar visualização estiver ativada, observe os efeitos da restrição aplicada. Se algum dos componentes for adaptativo, as restrições não poderão ser visualizadas.
  3. Clique em Aplicar para continuar inserindo restrições ou em Ok para criar a restrição e fechar a caixa de diálogo.

Mostrar como se cria uma restrição de ângulo

Utilize Montar para posicionar restrições de Ângulo direcionado

  1. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Relações Montagem .
  2. Selecione uma face ou uma aresta no componente que muda de posição.
  3. Selecione uma face ou uma aresta no componente que permanece na posição.
  4. Selecione Ângulo dirigido da lista Tipo de solução.
  5. Insira um valor angular, se apropriado.
  6. Execute um dos seguintes:
    • Clique em Aplicar e continue a definir as restrições.
    • Clique em Ok para criar as restrições e sair do comando Montagem.
    • Clique em Desfazer para excluir as seleções e continuar a definir restrições.
Nota: Se outros componentes estiverem impedindo ver claramente a seleção, execute um dos seguintes procedimentos: