O Inventor Studio é um ambiente de renderização e animação de peças do Autodesk Inventor LT. Utilize o método de duplo clique lento para renomear o nome dos nós de navegação do Studio, tanto no navegador de cenas como nó de animações. Use o método de dois cliques lentos no navegador de animações para renomear os nós do navegador do Inventor Studio. Os navegadores estão sincronizados e refletem as alterações executadas nos nomes.
Os arquivos de renderização e de animação são atualizados com as alterações posteriores que deseja executar no arquivo de peça.
Ao acessar ao ambiente do Studio pela primeira vez, é exibido o Estado modelo. Essa é a condição inicial para renderização ou animação. O Estado modelo corresponde à representação visual do modelo fora do ambiente do Studio. Todas as animações utilizam o Estado modelo para a caixa zero da animação.
Não é possível executar uma animação no Estado modelo, mas é possível editar as câmeras, luzes e outras propriedades de renderização. As alterações executadas ao modelo fora do ambiente do Studio repercutem no Estado modelo e incidem no modo como é iniciada cada animação. Para trabalhar em uma animação, é necessário ativá-la selecionando-a e utilizando o menu de contexto ou clicando duas vezes no ícone de nó do aplicativo. É possível alternar entre a animação e o Estado modelo clicando duas vezes sobre o nó de navegação correspondente.
Os comandos de renderização e animação estão disponíveis na guia Renderizar. Ao ativar o comando, é aberta a caixa de diálogo correspondente. Clique no pino do canto superior direito para recolher as caixas de diálogo.
As opções para executar ações no navegador e a área gráfica estão disponíveis nos menus de contexto.
Você pode executar o comando de renderização sem fazer melhorias na geometria obtida diretamente de peças do Autodesk Inventor LT ou pode adicionar iluminação e pontos de vista de câmera que ofereçam um atrativo visual e uma noção de escala ou espaço na renderização.
Os comandos de renderização estão disponíveis na guia Renderizar e nos menus de contexto da área gráfica.
Ajuste as opções globais, como a qualidade da suavização, a resolução de saída e o detalhe da geometria, que não sejam específicas de luzes ou geometrias determinadas, para controlar o aspecto e o comportamento da imagem renderizada.
O andamento da renderização é exibido em uma janela aparte. É possível salvar os resultados da renderização nos seguintes formatos regulares: .bmp, .gif, .jpg, .jpeg, .tif, .tiff e .png. Cada formato de imagem, com a exceção de .gif, inclui opções ao salvar, como DPI, qualidade, ou canal Alfa. Ao salvar um arquivo, observe as opções e utilize o formato mais adequado para o processamento posterior, caso planejado.
Um conjunto de Estilos de iluminação predefinidos foi instalado como bibliotecas no Studio. É possível criar e salvar seus próprios estilos nas bibliotecas. Os estilos são importados a uma biblioteca de documentos de peças e são exibidos na lista de estilos da caixa de diálogo correspondente.
Foram instaladas Bibliotecas de material e aparência com o produto ou as suítes. As aparências e materiais são acessados a partir da guia Ferramentas, no painel de aparência de material e na barra de ferramentas Acesso rápido. Consulte Materiais e aparências para obter mais informações.
Podem ser criadas animações de:
Existem vários fatores de iluminação, texturas de superfície e outros que afetam ao tempo de renderização da animação. A tabela a seguir exibe uma lista das situações mais frequentes que afetam ao tempo de renderização. A combinação de várias destas situações agrava seu efeito no tempo de renderização. É recomendado visualizar a renderização e utilizar a iluminação e os estilos de superfície adequados para a renderização final.
![]() |
Desempenho da CPU, do multiprocessador ou do multinúcleo |
A fase de conversão não é composta de múltiplos subprocessos e beneficia-se de uma CPU rápida, não de mais núcleos. As fases de computação e renderização são compostas de vários subprocessos. Ainda que estas fases se beneficiem de uma CPU mais rápida, elas também são beneficiadas quase na mesma medida por um maior número de núcleos. Por exemplo, a fase de renderização é quase duas vezes mais rápida quando dispõe de dois núcleos de processamento. Não existe praticamente nenhum limite no número de núcleos que podem ser utilizados no Inventor Studio. |
![]() |
RAM |
A renderização requer uma cópia da cena para seu uso no motor de renderização. Esta cópia é feita para cada caixa e constitui o propósito da fase de conversão. A memória consumida na criação desta cópia é somada à que o programa Inventor precisa para si próprio. Portanto, é necessário compartilhar a memória RAM física disponível, antes da renderização, para que a fase de renderização seja realizada de um modo eficaz e correto. Quando o sistema operacional esgota a memória RAM física, pode ocorrer um intercâmbio de discos. Se isto não ocorrer, a renderização se torna lenta e inutilizável. O Inventor fornece ferramentas, como as ferramentas ND, que ajudam no consumo de memória. Aprenda a utilizar estas ferramentas a fim de possuir mais memória disponível para processos como o de renderização. |
![]() |
Cartão gráfico ou cartão de vídeo | O cartão gráfico ou chipset não afeta ao rendimento ou a capacidade da renderização. |
![]() |
Quantidade e tipo de luzes |
O número e tipo de luzes, assim como sua configuração, afetam ao tempo de renderização. Ao utilizar mais de uma luz de projeção de sombras, o tempo de renderização em que as sombras de cada objeto são projetadas a luz deve ser calculado. |
![]() |
Sombras tênues |
Os tempos de renderização aumentam quando são utilizadas sombras tênues com uma configuração de qualidade média ou alta. |
![]() |
Mapas de textura |
Os mapas de textura parecem mais realistas já que simulam uma superfície irregular. Os mapas de textura melhoram o tempo de renderização. Considere a possibilidade de atribuir mapas de texturas na renderização final. Atribui o material selecionado às superfícies selecionadas, assim como ocorre na utilização da lista suspensa Aparência da barra de ferramentas de acesso rápido do Autodesk Inventor LT. Está disponível se o material for selecionado na árvore e forem selecionadas uma ou mais superfícies. |
![]() |
Refração |
Quando vários objetos são sobrepostos na cena renderizada com estilos de superfície refratária, requere-se mais tempo de renderização porque é necessário traçar muitos raios para cada pixel na sobreposição. |
![]() |
Efeitos de vídeo |
Os efeitos de vídeo, como os esmaecimentos e varreduras em gradiente, requerem células de renderização das duas tomadas utilizadas. Quando são utilizadas transições, o tempo de renderização dobra durante o tempo de tal transição. |
![]() |
Profundidade do campo |
A ativação da opção de profundidade de campo multiplica o tempo de renderização por quatro, pois são necessários múltiplos passes para renderizar a cena. A ativação da opção de profundidade de campo insere ruído de alta frequência nas áreas fora de foco. Aumentar a suavização da imagem diminui esse ruído, mas aumenta o tempo de renderização. |
![]() |
Animações |
Renderizar caixas sucessivas não é mais rápido nem mais lento que o fazer caixa por caixa. Por exemplo, se levar 5 minutos renderizar uma caixa, levará em torno de 12 horas para renderizar uma animação de dez segundos a 15 fps, porque 150 caixas X 5 minutos (por caixa) são 750 minutos. Se consideramos que o conteúdo da cena renderizada não muda, o consumo de cor não deveria aumentar à medida que é renderizado, isto é, se é possível renderizar um quadro, será possível renderizar tantos quanto desejar na animação sem esgotar a memória. Se este não fosse o caso, pode haver outro problema e seria recomendável comunicar o problema para obter a assistência da Autodesk. |
![]() |
Requisitos do Inventor Studio |
Determine os requisitos precisos utilizando a verificação das peças e o hardware. No entanto, como regra geral, considere as opções a seguir:
|
Os comandos de animação só estão disponíveis quando a animação está ativa. Os comandos estão localizados na guia Renderizar e nos menus de contexto da área gráfica.
Favoritos de parâmetros fornece acesso aos parâmetros do usuário no arquivo ativo e permite adicionar à pasta Favoritos da animação no navegador.
Linha de tempo da animação especifica a duração de todas as ações na animação e controla sua reprodução.
Uma ação é uma transição a um valor específico de uma propriedade a partir do valor anterior. Cada ação conta com um momento de início e de final. Se a ação não tem duração, o valor da ação é assumido imediatamente no momento especificado, sem interpolação.
É possível copiar e colar ações de animação do mesmo tipo em outra posição temporária na janela de linha do tempo da animação.
Animar parâmetros altera os valores de um ou mais parâmetros do usuário no documento atual.
Animar câmera especifica os parâmetros de animação da câmera. Utilize as opções Plataforma giratória ou Caminho para criar uma animação rápida de visualização do produto, ou a opção Caminho para animar a câmera e exibir uma vista global do produto.
Animar luz especifica o estilo de iluminação ou os parâmetros de animação da luz. Crie condições de iluminação especializadas e anime-as em momentos determinados.
Renderizar a animação renderiza uma animação com uma imagem para cada caixa da animação, com as caixas salvas em um único arquivo de vídeo ou em vários arquivos de imagem.
A pasta Favoritos da animação está visível no navegador no ambiente do Studio. A pasta é preenchida com os parâmetros utilizados na animação ou com os parâmetros selecionados pelo usuário durante o processo que é descrito na seguinte seção. A pasta Favoritos é um meio para adicionar ações a um parâmetro que já tenha sido animado. Também fornece uma ferramenta para dividir uma ação de animação em duas.
Para incluir um parâmetro do modelo na pasta Favoritos, execute uma das ações a seguir: