Sobre o tutorial de gerenciamento de dados

Um mapa do AutoCAD Map 3D pode conter muitos tipos de informações, incluindo objetos DWG consultados a partir de arquivos de desenho e recursos a partir de várias origens de dados geoespaciais:

Após adicionar os dados no mapa, é possível convertê-los de um formato de dados para outro. Por exemplo, é possível fazer o seguinte:

Selecione o método apropriado para mover os dados para dentro ou para fora de um mapa:

Método Opções de atualização
Anexe um desenho ao mapa e, a seguir, consulte os objetos para uso. Se alterar os objetos, é possível atualizar o desenho original ou não.
Conecte-se aos dados geoespaciais (FDO). É possível manter uma conexão em tempo real com os dados, ou trabalhar off-line e atualizar o armazenamento de dados quando terminar.
Importe dados para o mapa, convertendo-os automaticamente para o formato DWG. Importar insere um "instantâneo" dos dados. É possível importar de diversas origens geoespaciais. Quando esta opção é usada, o armazenamento de dados original não é afetado. As alterações neste armazenamento de dados não alteram seu mapa.
Exporte objetos de desenho para diversos formatos. Nenhum recurso geoespacial é exportado, mas é possível salvar todas os recursos e objetos do mapa para o formato DWG do AutoCAD e, em seguida, exportá-los. Os dados originais não são alterados.
Utilize a Cópia em lote para converter dados geoespaciais para outro formato geoespacial. A origem de dados geoespaciais original não é alterada.
Exportar seu mapa ou camadas individuais de um desenho para o formato SDF da Autodesk, SHP, ArcSDE ou Oracle. A seguir, utilize a Cópia em lote para mudá-lo para outros formatos. Os dados DWG originais não são alterados.

Converter camadas do desenho para classes de recurso

Em um desenho do AutoCAD, é possível utilizar camadas para organizar informações. Por exemplo, um desenho do AutoCAD pode conter camadas separadas para estradas, lotes, e assim por diante. Armazenamentos de dados geoespaciais utilizam esquemas para esta finalidade. Em um esquema, cada classe de recurso pode servir o mesmo objetivo como uma camada de desenho.

SDF é um formato proprietário da Autodesk. Ele suporta um esquema que pode incluir várias classes de recurso dentro de um único arquivo, da mesma forma que um único desenho pode incluir várias camadas de desenho. Neste tutorial, você irá criar um arquivo SDF com um esquema cujas classes de recurso refletem a estrutura da camada de um arquivo de desenho. Cada camada no arquivo do desenho se torna uma classe de recurso no arquivo SDF. ao exportar.

Utilize a caixa de diálogo Exportar para mapear cada camada para uma classe de recurso alvo. Também é possível converter dados de objeto para dados de atributo espaciais. Uma vez definido o mapeamento, é possível salvar suas configurações como um perfil, permitindo que as configurações sejam utilizadas repetidamente.

Usando o arquivo SDF resultante

Uma vez que os dados são armazenados no arquivo SDF, é possível se conectar ao armazenamento de dados SDF. Adicione os recursos SDF para um mapa como camadas do Gerenciador de exibição.

Uma vantagem dos armazenamentos de dados geoespaciais é a facilidade com que podemos controlar os dados de atributo (denominado “propriedades" para classes de recurso). Neste tutorial, é possível adicionar uma propriedade restringida para uma classe de recurso no esquema SDF.

Uma propriedade restringida somente pode ter um de um conjunto de valores predefinidos, ou somente os valores dentro de uma determinada faixa. Por exemplo, é possível definir uma propriedade de zoneamento cujos valores podem estar somente entre Residencial, Comercial e Público.

Movendo dados SDF para um formato geoespacial diferente

Uma vez que os dados estão em um formato geoespaciais, é possível utilizar a Cópia em lote para mudá-los para um outro formato geoespacial. Por exemplo, é possível copiar dados SDF para um conjunto de arquivos SHP.

Convertendo os dados para o formato DWG

Se necessário, é possível reimportar as alterações no formato DWG. Se for criado um arquivo de modelo especificando as camadas originais para os dados, é possível colocar cada classe de recurso em sua camada de desenho apropriada. Os dados então, utilizam a informação de estilo para a camada de desenho, em vez do estilo aplicado na camada do Gerenciador de exibição.