Lição 1: Preparar desenhos para uso com o AutoCAD Map 3D

Se você for novo no AutoCAD Map 3D, os desenhos podem não estar pronto para tirar vantagem dos recursos no AutoCAD Map 3D. Esta lição aborda algumas maneiras para preparar os dados.

Digitalizar e georreferenciar desenhos em papel

Se os dados ainda estiverem armazenados em desenhos em papel, é possível utilizar o AutoCAD Raster Design para digitalizá-los e salvá-los no formato de desenho do AutoCAD.

É possível também usar o AutoCAD Raster Design para georreferenciar os dados. O georreferenciamento alinha os objetos de desenho a localizações do mundo real. Desenhos georreferenciados aproveitam muitos recursos do AutoCAD Map 3D, como a combinação de dados de várias fontes.

Este tutorial não descreve as etapas necessárias no AutoCAD Raster Design para digitalizar e georreferenciar desenhos. Consulte a documentação do AutoCAD Raster Design para esta informação.

Para obter mais informações sobre o AutoCAD Raster Design, consulte http://www.autodesk.com/rasterdesign.

Definir um codinome da unidade

Quando editar os desenhos no AutoCAD Map 3D, outros usuários podem trabalhar com esses mesmos desenhos ao mesmo tempo. Os objetos individuais são bloqueadas quando trabalhar neles, de modo que uma pessoa possa editar parte de um desenho, enquanto outra pessoa trabalha em outra seção.

Para utilizar este recurso, siga os procedimentos nesta lição, para definir um codinome da unidade.

Georreferenciar desenhos existentes

Para incorporar os desenhos existentes em mapas, os desenhos devem ser geograficamente referenciados. Caso contrário, os objetos de desenho não se alinham com recursos em mapas maiores.

O Maps usa sistemas de coordenadas para descrever a posição dos objetos mediante sua longitude e latitude em relação a uma determinada referência (um ponto de referência acordado). Após atribuir um sistema de coordenadas a um mapa, é possível adicionar dados ao mapa a partir de desenhos que usam diferentes sistemas de coordenadas. O AutoCAD Map 3D automaticamente converte os dados ao adicioná-los no mapa, para que tudo se alinhe.

No entanto, se os dados de entrada não tiverem um sistema de coordenadas atribuído, não há nenhuma maneira para convertê-los. Em vez disso, selecione a posição dos dados por conta própria.

Esta lição mostra como alinhar os objetos em um desenho não georreferenciado com recursos em um desenho com um sistema de coordenadas conhecido.