Sobre nuvens de pontos e dados LiDAR

Nuvens de pontos são grandes conjuntos de dados composto de dados de pontos 3D. Digitalizadores a laser Aerial LiDAR (Detecção e faixa de iluminação) são os instrumentos mais comuns usados para coletar dados geográficos de nuvem de pontos.

Dados LiDAR geográficos são mais normalmente disponíveis em LAS (Levantamento topográfico Aerial LiDAR) ou no formato .xyz (ASCII). LAS é um arquivo padrão da indústria definido pela Sociedade Americana de Fotogrametria e Sensoriamento remoto que inclui um sistema de classificação de pontos. Um arquivo LAS processado pode ter pontos classificados como terra árida, vegetação alta ou baixa, construção, e assim por diante.

Aproxime o zoom na nuvem de pontos para visualizar a distribuição dos pontos individuais.

O AutoCAD Map 3D 2016 inclui recursos para trabalhar com dados de nuvem de pontos. É possível criar modelos de elevação digital altamente precisos (DEMs) usando dados de nuvem de pontos. Como conjuntos de dados de nuvem de pontos são tão grandes (normalmente contém milhões e, ocasionalmente bilhões de pontos), o AutoCAD Map 3D precisa criar um armazenamento de dados de nuvem de pontos indexado antes que possa efetivamente trabalhar com os dados. Uma vez que os dados são indexados, o AutoCAD Map 3D coloca a nuvem de ponto em seu mapa como um objeto de desenho de AutoCAD (entidade AcDb) e adiciona uma camada de nuvem de pontos no Gerenciador de exibição. Você pode filtrar os dados da nuvem de pontos indexada por classificação, elevação, intensidade ou localização em seu mapa. Você também pode agrupar e estilizar seus dados da nuvem de pontos usando o Gerenciador de exibição. Para criar uma superfície com base em raster a partir de dados de nuvem de pontos, utilize o Gerenciador de superfície .