Inserir um arquivo de nuvem de pontos

Insira um arquivo de nuvem de pontos indexado em um projeto do Revit ou converta um formato bruto de nuvens de pontos para o formato indexado .rcp.

Um formato de arquivo .rcp é um arquivo de projeto que agrupa vários arquivos .rcs digitalizados. O resultado da indexação de um arquivo no formato bruto não é um arquivo .rcp e um ou mais arquivos .rcs.
Nota: É possível usar o Autodesk® ReCap para converter dados de arquivos digitalizados em um formato de nuvem de pontos que pode ser visualizado e editado em outros produtos. O Revit utiliza automaticamente esta tecnologia para indexação quando você insere um arquivo bruto de nuvem de pontos em um projeto. Para obter mais informações sobre o Autodesk ReCap, visite Ajuda do Autodesk Recap.
  1. Abra o projeto Revit.
  2. Clique na guia Inserirpainel Vínculo (Nuvem de pontos).
  3. Especifique o arquivo ou arquivos a serem vinculados, como segue:
    • Para Examinar, navegue para a localização do arquivo.
    • Para Arquivos do tipo, selecione uma das seguintes opções:
      • Projetos de nuvem de pontos (*.rcp ): selecione um arquivo de projeto de nuvem de pontos indexado com uma extensão .rcp. Um .rcp é um agregação de múltiplos arquivos .rcs de nuvem de pontos.
      • Nuvem de pontos (*.rcs ): selecione um arquivo de nuvem de pontos indexado com a extensão .rcs.
      • Formatos brutos: selecione um arquivo com uma extensão na lista para iniciar automaticamente um aplicativo de indexador que irá converter o arquivo bruto em um arquivo indexado.
        Nota: Após o arquivo indexado ser criado, é necessário utilizar a ferramenta de Nuvem de pontos para inserir o arquivo.
      • Todos os arquivos: Selecionar um arquivo com qualquer extensão.
    • Para Nome do arquivo, selecione os arquivos ou especifique os nomes dos arquivos.
      Dica: Pressione a tecla Ctrl ou Shift para selecionar múltiplos arquivos. Para arquivos de formato bruto, a seleção de múltiplos arquivos é uma forma eficiente de indexar diversos arquivos em um processo por lotes.
  4. Para Posicionamento, selecione:
    • Auto - Centro a Centro: o Revit coloca o centro da caixa de delimitação da nuvem de pontos no centro da caixa de delimitação do modelo. Se a maior parte do modelo não estiver visível, o ponto central pode não estar visível na vista atual. Para tornar o ponto visível na vista atual, defina o zoom para Efetuar zoom na vista para caber. Esta função centraliza a vista no modelo do Revit.
    • Auto - Origem para origem: o Revit coloca a origem da coordenada universal da nuvem de pontos, ou seja, (0,0,0), na origem do projeto do Revit, que pode ser vista como um ponto base do projeto na planta de terreno. Se o Norte do Projeto for rotacionado, o Revit também irá rotacionar a nuvem de pontos para que a direção norte (0,1,0) da mesma seja mapeada para o Norte do Projeto. Fará sentido usar esta opção se a amostra da nuvem de pontos estiver relacionada ao ponto e à direção conhecidos em seu modelo ou seu local. Observe que o uso da opção "Origem para Origem" para inserir uma nuvem de pontos que está armazenada em relação ao sistema de coordenadas geográficas/levantamento topográfico, provavelmente fará com que a exibição da nuvem esteja muito longe do resto do modelo.
    • Auto - Por coordenadas compartilhadas: o Revit assume que as coordenadas no arquivo de nuvem de pontos são especificadas no sistema de coordenadas compartilhadas usadas seu modelo. Como resultado, a nuvem de pontos de origem será inserida na origem de coordenadas compartilhadas que pode ser acessada através do ponto de levantamento topográfico. A nuvem de pontos será orientada para que a direção Norte no arquivo de nuvem (0,1,0) seja mapeada para o Norte Verdadeiro do modelo do Revit.
      Nota: Por padrão, a origem do projeto e a origem compartilhada (levantamento topográfico) estão na mesma localização. Quando você vincula um arquivo de nuvem de pontos, o resultado final de seleção Auto - Origem para Origem e Auto - Por coordenadas compartilhadas serão idênticas.
    • Auto - Origem a última colocados: o Revit coloca a próxima nuvem de pontos importada de forma consistente com a nuvem de pontos importada previamente. Esta opção é ativada após inserir uma nuvem de pontos. É possível mover a primeira nuvem, por exemplo, para alinhá-la corretamente com os elementos do modelo. Se você tiver nuvens de pontos adicionais criadas no mesmo terreno e no mesmo sistema de coordenadas que o da primeira, é recomendável utilizar esta opção para inserir as nuvem de pontos adicionais. Novas nuvens de pontos serão então corretamente colocadas em relação à primeira.
  5. Clique em Abrir.

    Para arquivos no formato .rcp e .rcs, o Revit recupera a versão atual do arquivo de nuvem de pontos e vincula a mesma com o projeto.

  6. Para arquivos no formato bruto, você é solicitado a indexar os dados:
    1. Clique em Sim para que o Revit crie arquivos indexados (.rcp e .rcs).

      A caixa de diálogo Indexação do arquivo de nuvem de pontos é exibida.

    2. Se um ou mais arquivos de texto (.txt, .xyz, .pts) estão incluídos na lista formatos de arquivos brutos a serem indexados, a opção Unidades de importação estará disponível. Em Importar unidades, selecione as unidades para a nuvem de pontos com formato de texto. Para todos os outros formatos, as unidades são detectadas automaticamente pelo indexador, e esta opção não estará disponível.
    3. Em Localizações de arquivo:
      • Para a saída de arquivo de projeto, clique no botão Procurar e especifique a pasta de destino e o nome do arquivo. A pasta padrão é a localização dos dados brutos, e o nome de arquivo padrão é o nome do arquivo de dados brutos com a extensão .rcp ou .rcs.
      • Para a pasta temporária, especifique o diretório temporário a ser usado para a indexação.
        Nota: Se você tiver uma unidade de estado sólido, assegure que a pasta temporária esteja nesta unidade de disco rígido.
    4. Clique em Iniciar a indexação.
    5. Quando o processo de indexação foi concluída, clique em Fechar. Se você decidir indexar:
      • um arquivo de digitalização único, o indexador produz um arquivo .rcp e .rcs.
      • vários arquivos, o indexador produz vários arquivos .rcs e um único arquivo .rcp que agrega os arquivos.
    6. Utilize a ferramenta Nuvem de pontos novamente para inserir o novo arquivo indexado.
A nuvem é visível em todas as vistas, exceto nas vistas do desenho e da tabela.