O resultado de Deflexão, contração diferencial mostra o empeno final da peça devido à variação da contração na peça.
Nota: Para que este resultado fique disponível para uma peça 3D, selecione Desativar agregação para análise de empeno 3D no separador Avançado do Assistente de análise.
Este resultado pode ser calculado de duas formas.
- Num plano de âncora no qual são especificados três pontos na peça que definem um plano. É medida a deflexão da peça empenada em relação a este plano.
- A geometria deformada é medida em relação a um plano Melhor ajuste. O plano é definido de forma a que o deslocamento total dos Pontos de referência seja o mais pequeno possível. É possível especificar tantos pontos de referência quanto os necessários.
Dica: Para ver o empeno através da espessura de uma peça 3D, altere a apresentação do resultado para
Contorno (clique com o botão direito no nome do resultado no painel
Tarefas de estudo e selecione ).
Uma peça Dual Domain mostra apenas os contornos da superfície, mas o empeno através da espessura pode ser inferido com frequência.
Utilizar este resultado
Examine a extensão da deflexão da peça e certifique-se de que o resultado respeita a tolerância.
As deflexões pequenas podem ser ampliadas com a definição Fator de escala no separador Deflexão da caixa de diálogo Propriedades do gráfico.
Os resultados de deflexão podem ser animados. A animação ilustra a alteração na forma da peça a partir da forma original da peça até à geometria defletida final.
O que deve procurar
A existência de uma espessura de peça diferente em áreas adjacentes da peça pode resultar numa contração volumétrica diferente. Se for possível, ajuste a espessura da peça para evitar este tipo de contração.
Uma variação no conteúdo cristalino em regiões diferentes da peça pode criar peças empenadas. Há que tomar em linha de conta localizações de ataque e configurações de arrefecimento diferentes.