O software Autodesk Simulation Mechanical é utilizado para realizar uma análise estrutural a uma peça.
Incorporando as propriedades do material e caraterísticas induzidas por fluxo de uma peça em plástico, melhora os resultados de análises estruturais.
Quando uma peça é exportada do Autodesk Simulation Mechanical para Autodesk Moldflow Adviser, o modelo é automaticamente revisto e são efetuadas três predefinições.
Nota: É necessária uma licença Avançada para tirar partido desta funcionalidade.
- Tecnologia de análise
- A tecnologia de análise é o método empregue para representar e analisar a geometria do modelo. As peças finas, em forma de concha são modeladas utilizando a tecnologia de análise Dual Domain. As peças que possuem regiões que são localmente espessas são normalmente melhor analisadas utilizando a tecnologia de análise 3D. O programa recomenda a tecnologia de análise adequada a ser utilizada com base no modelo de geometria importado.
- Material
- O polímero definido enquanto o modelo está a ser preparado no Autodesk Simulation Mechanical é importado e é selecionado, por predefinição, para a análise do Autodesk Moldflow Adviser.
- Localização do ataque
- A localização de ataque é o ponto onde o plástico entra no molde. A localização de ataque sugerida baseia-se nas considerações do processo e modelo de geometria, como garantir que as extremidades do molde terminam o enchimento ao mesmo tempo. Isto reduz o empeno da peça final.
A análise da localização do ataque não tem em consideração as restrições individuais da peça. As limitações impostas pelo desenho do molde e pelas considerações estéticas de ter a marca de superfície provocada por um ataque numa localização que é visível para o utilizador final, podem resultar na utilização de ataques múltiplos ou alternados na produção.
Se a localização do ataque for alterada na peça final para conciliar estas restrições individuais, a análise resultante do Autodesk Simulation Mechanical também será alterada. Ao alterar a localização do ataque altera os padrões de fluxo, a orientação das fibras e possivelmente o empeno da peça, o que pode causar impacto nas propriedades estruturais da peça final.
Nas análises de peças em que os critérios de desempenho estrutural são críticos, é importante que o ponto de ataque utilizado na análise corresponda ao ponto de ataque utilizado na produção.
Estas três configurações predefinidas podem ser alteradas conforme necessário.
Nota: Para que os resultados do Autodesk Moldflow Adviser sejam transferidos com sucesso para a análise estrutural, não pode alterar a orientação do modelo importado em relação ao sistema de coordenadas globais nem modificar a geometria. Não deve alterar o nome do estudo que foi criado na importação.