Materiais de PA66

Poli (hexametileno-adipamida), poliamida 66 ou nylon 66 (PA66) é um termoplástico com classificação de engenharia. Comparativamente ao PA6 o PA66 tem uma maior resistência mas menor resistência ao impacto.

Aplicações

Compete com o PA6 na maioria das aplicações.

Condições de processamento de moldação por injeção

Secagem
A secagem não é necessária se o material for selado antes da moldação; no entanto, se os contentores ficarem abertos, é recomendada a secagem num forno de ar quente a 85°C. Se o teor de humidade for >0,2%, é recomendada uma secagem a vácuo, a 105°C, durante 12 horas.
Temperatura do fundido
  • 260 °C – 290 °C
  • 250 ℃-300 ℃ para classificações reforçadas com vidro.
  • Temperaturas do fundido acima dos 300°C devem ser evitadas.
Temperatura do molde
Sugerido 80 ℃. A temperatura do molde afecta o nível de cristalinidade que, por sua vez, afecta as propriedades físicas. No caso de peças de parede fina, a cristalinidade altera-se com o tempo quando são utilizadas temperaturas do molde inferiores a 40°C. Nesses casos, pode ser necessário o recozimento para manter a estabilidade dimensional.
Pressão de injeção do material
Geralmente entre 75 MPa – 125 MPa , dependendo do desenho do produto e do material.
Velocidade de injeção
Elevada (ligeiramente inferior para classificações reforçadas)

Canais de alimentação e ataques

A localização do ataque é importante por causa dos tempos de solidificação muito rápidos. Como qualquer tipo de ataque pode ser utilizado, a abertura não deve ser inferior a metade da espessura da peça. Quando são utilizados canais de alimentação quentes, o tamanho dos ataques pode ser mais pequeno do que quando são utilizados canais de alimentação frios, porque a solidificação prematura é evitada. Ao utilizar-se ataques circulares cónicos, o diâmetro mínimo do ataque deve ser 0,75 mm.

Propriedades físicas e químicas

O homopolímero PA66 é produzido pela polimerização de hexametilenodiamina e ácido adípico (um ácido dibásico). O PA66 é um material semicristalino-cristalino com uns dos pontos de fusão mais elevado entre os poliamidas comercialmente disponíveis. As classificações têm força e rigidez que se mantém a temperaturas elevadas. O PA66 absorve a humidade depois da moldação, mas a retenção não é tão elevada como no PA6. A absorção de humidade depende da composição do material, da espessura da parede e das condições ambientais. As propriedades e a estabilidade dimensional são todas afectadas pela quantidade de absorção de humidade, que tem de ser tida em consideração no desenho do produto.

São adicionados vários modificadores para melhorar as propriedades mecânicas, o vidro é um dos filtros mais usados. A adição de elastómeros, tais como EPDM ou SBR, melhora a resistência ao impacto.

Apesar de não fluir tão facilmente como o PA6, a viscosidade do PA66 é baixa, por isso, flui facilmente, o que permite a moldação de componentes finos. A viscosidade é muito sensível à temperatura.

A contração encontra-se na ordem dos 0,01 – 0,02 mm/mm [1 – 2%]. A adição de fibras de vidro reforçadas reduz a contração até 0,2–1%. A contração diferencial nas direções do fluxo e do fluxo cruzado é bastante elevada. As cargas minerais rendem mais moldes isotrópicos.

O PA66 é resistente à maioria dos solventes, mas não a ácidos fortes ou agentes oxidantes.