Você pode fazer com que uma luz fotométrica ilumine a si mesma. Basta ativar Light Shape Visible (Forma da Luz Visível) na opção Rendering (Renderização) na implementação Shape/Area Shadows (Forma e Sombras de Área).
Quando você ativa a Forma da Luz Visível em Renderização, por padrão o 3ds Max desativa o Specular (Especular)na implementação Advanced Effects (Efeitos Avançados). Assim são prevenidos efeitos indesejados, caso a área da luz fotométrica seja pequena. Luzes pequenas têm uma alta luminosidade, e os raios especulares têm dificuldades em encontrá-las: o resultado pode ser pontos excessivamente brilhantes na sua renderização.
Para fazer com que uma luminária fique visível ao renderizador, recomendamos a modelagem da luminária com geometria real que tenha um material de iluminação próprio aplicado a ela.
A superfície branca quadrada é a geometria representando a luz.
Uma luz fotométrica é colocada na mesma posição.
Isso não é problema, a não ser que você crie uma solução de radiosidade que utilize Final Gather (Reunião Final). A Reunião Final trata o material de iluminação própria como uma fonte adicional de difusão, e a renderização resultante fica muito brilhante.
O efeito pretendido somente da luz.
A luz e a Reunião Final criam uma iluminação que é muito brilhante.
Se o problema aparecer, faça um dos seguintes: