A Cinemática inversa (IK) é um método de posicionamento e animação que é construído sobre os conceitos de vinculação hierárquica. Para entender como a Cinemática inversa funciona, primeiro é necessário entender os princípios da vinculação hierarquia e da cinemática direta.
A Cinemática inversa começa com a vinculação e posicionamento do ponto de giro como sua fundação e, em seguida, adiciona os seguintes princípios:
Devido a estas restrições adicionadas, a Cinemática inversa requer mais conhecimento sobre como vincular seus objetos e inserir pontos de giro. Enquanto diferentes soluções para vincular objetos podem ser adequadas para a cinemática direta, há normalmente apenas algumas boa soluções para qualquer abordagem de Cinemática inversa. A melhor solução depende da consideração da natureza e da hierarquia e como hierarquia será animada.
A Cinemática inversa é frequentemente mais fácil de usar do que a cinemática direta e você pode com criar movimentos complexos rapidamente. No entanto, você sacrifica algumas de seus controles para a automação das funções de Cinemática inversa.