Máscaras de nome de recurso e Máscaras de nome de objeto, que são usadas extensivamente nos painéis do editor de estilos do Civil View, geralmente são expressas usando caracteres curinga. As expressões regulares estendem o conceito de caractere curinga: elas são sequências que descrevem os conjuntos de sequências.
Um caractere curinga é uma sequência de texto que usa caracteres curinga especiais para substituir qualquer outro caractere ou caracteres em uma sequência.
O asterisco (*) normalmente atua como um caractere curinga substituindo zero ou mais caracteres.
O ponto de interrogação (?) normalmente atua como um caractere curinga para substituir qualquer caractere único.
Os exemplos de expressões de caracteres curinga válidas são:
Uma expressão regular é uma sequência de texto que descreve um conjunto de sequências. Expressões regulares ("regex") são úteis como uma forma de pesquisar padrões em sequências de texto. Elas oferecem mais poder do que os caracteres curinga. Na verdade, é possível pensar em expressões regulares como caracteres curinga que usam anabolizantes. Uma expressão de caracteres curinga, como "*.txt", para localizar todos os arquivos de texto de um gerenciador de arquivos se tornará ".* \.txt" como uma expressão regular.
O Civil View utiliza expressões regulares no arquivo civilview.cfg , que contém as configurações padrão para definir as configurações de cores e de ID de material aplicadas a objetos importados de arquivos LandXML, 12D ASCII, GENIO e arquivos de modelo MX. O arquivo civilview.cfg é salvo na pasta /plugcfg (há uma cópia desta pasta para cada um dos idiomas utilizados pelo 3ds Max).
A força de expressões regulares é infinita e estão fora do escopo desta documentação. Para obter informações mais detalhadas sobre expressões regulares e ver uma biblioteca de exemplos de expressões regulares típicas, consulte os seguintes links: