Um parâmetro é uma configuração ou valor que é possível alterar. Muitos objetos no 3ds Max têm parâmetros que pode mudar para alterar o tamanho ou forma do objeto. Este tipo de objeto pode ser descrito como paramétrico.
Um tubo é um exemplo de um objeto paramétrico. Variar seus parâmetros cria geometria diversa.
Ao contrário de blocos de edifícios físicos, que têm uma forma e tamanho fixos, as primitivas geométricas (caixa, esfera, toro e assim por diante) são paramétricas; é possível alterar suas dimensões, configurações de segmento e outros recursos depois de as criar. Os objetos paramétricos respondem a alterações em seus parâmetros atualizando de forma dinâmica suas propriedades.
Mudar um parâmetro pode alterar dramaticamente a estrutura e aparência de um objeto. Por exemplo, é possível transformar um cilindro em um prisma reduzindo o número de lados e desativando a opção Suave. Em alternativa, é possível pode transformar um cone em uma pirâmide com quatro lados usando a mesma técnica.
Os objetos que mescla de outras cenas ou do Autodesk VIZ permite acessar valores paramétricos. Os objetos em desenhos que você vincula do Autodesk Architectural Desktop devem ser editados no Architectural Desktop e, em seguida, vinculados de novo ao 3ds Max com o Gerenciador de vínculos de arquivos.
É possível animar quase todos os parâmetros de criação para primitivas geométricas e alterar de forma interativa suas configurações durante a reprodução da animação.