A caixa de diálogo Ferramenta de liberação oferece um conjunto avançado de ferramentas para modificar o espaçamento das coordenadas de textura parametricamente selecionadas com o propósito de eliminar ou minimizar a distorção em mapas de textura.
A caixa de diálogo fornece três métodos diferentes para liberação de vértices, além de diversos parâmetros numéricos e duas caixas de seleção. Você pode utilizar a opção Liberar para separar vértices de textura que estão muito juntos para texturizar com facilidade e para resolver as áreas sobrepostas.
A caixa de diálogo é não modal, o que significa que você pode trabalhar diretamente no editor enquanto mantém a caixa de diálogo aberta. É possível executar uma seleção de vértices de textura, aplicar liberação, fazer uma seleção diferente, aplicar a liberação e assim por diante, sem fechar a caixa de diálogo Ferramenta de liberação.
Para liberar as coordenadas de textura:
Você pode fazer essa seleção em qualquer nível de subobjeto (vértice, aresta ou face), mas Liberar sempre funciona em vértices.
Se não, dê um comando para desfazer (Ctrl+Z) e abra a caixa de diálogo Ferramenta de liberação, seguindo um caminho da interface de usuário no início deste tópico.
Isso abre a caixa de diálogo Ferramenta de liberação.
O método padrão é Liberar por ângulos de aresta; isso geralmente fornece os melhores resultados.
Conforme a liberação avançar, aparecerá uma mensagem exibindo qual quadro está sendo processado. Um quadro é equivalente a uma iteração.
O método de liberação adequado e outras configurações dependem de uma variedade de condições, incluindo a complexidade e a topologia da malha, por isso a experimentação é geralmente necessária. A liberação é desfeita e, portanto, se um método não funcionar, desfaça e tente outro.
Para usar a opção Liberar e corrigir as faces sobrepostas:
Este procedimento fornece orientações gerais para resolver faces de textura de sobreposição. Ele pode não funcionar em todos os casos, mas deve fornecer um ponto inicial para corrigir a maioria das situações.
Somente as faces sobrepostas são selecionadas.
Isso fornece às faces sobrepostas uma área maior para serem distribuídas.
Se isso parecer ajudar, continue clicando em Aplicar ou apenas clique em Iniciar liberação e aguarde até que a sobreposição seja resolvida. Se não, aperte o comando desfazer (Ctrl+Z) e tente usar Liberar por ângulos de face ou aumentar o valor da Quantidade, ou alterar o valor de esticamento, ou utilizar as combinações acima.
O método utilizado para liberar os vértices de textura. Escolha a partir da lista suspensa:
O número de vezes que as configurações de Liberação são aplicadas ao clicar em Aplicar. Cada iteração é aplicada de forma sucessiva para os resultados da iteração anterior. Faixa = 0 a 100000. Padrão=100.
A resistência da liberação aplicada por iteração. Faixa = 0.0 a 1.0. Padrão = 0.
A quantidade de esticamento que pode ocorrer. A opção Esticar é útil principalmente para resolver vértices de textura de sobreposição ao reintroduzir distorção na malha da textura. Faixa = 0,0 a 1,0. Padrão = 0,0.
Controla se os vértices das arestas exteriores das coordenadas de textura são movidos. Padrão=desativado.
Quando desativado, a borda exterior da malha de textura pode flutuar, permitindo uma ampla gama de espaço de mapeamento de textura disponível para ser usado. Normalmente, você deve manter esta opção desativada ao liberar um elemento ou grupo inteiro, de modo que o 3ds Max possa minimizar a distorção ao mover as arestas.
Ao liberar um subconjunto de vértices interior, é recomendável desativar esta função para evitar que os vértices selecionados sobreponham-se aos vértices não selecionados. Para utilizar a opção Liberar por ângulos de aresta e face, desative esta opção até que você tenha uma boa solução para os limites externos da malha e, em seguida, ative-a para resolver as seções internas.
Preserva as posições originais dos vértices de textura mais afastados do centro. Só estão disponíveis com o método Liberar por centros.
Inicia o processo de liberação em uma base contínua, ignorando a configuração das Iterações. Durante este tempo, é possível alterar as demais configurações da caixa de diálogo e ver os resultados em tempo real.
Para parar o processo de liberação, clique fora da caixa de diálogo, pressione Escou clique no mesmo botão (“Parar liberação”). Para reverter ao mapeamento anterior, utilize Desfazer (Ctrl+Z).
Inicia o processo de liberação usando as configurações atuais. Conforme a liberação acontece, um indicador textual de andamento aparece na parte inferior da caixa de diálogo, mostrando o processo de iteração atual (Quadro do processo) e o número total de iterações que estiver sendo processado.
Para cancelar o processo de liberação, pressione Esc. Em seguida, você pode utilizar Desfazer (Ctrl+Z) para retornar ao estado anterior, se necessário.