Adiciona um ruído aleatório à aparência de um material. O ruído altera o mapeamento UV no nível dos pixels ao aplicar uma função de ruído fractal.
Os padrões de ruído podem ser muito complexos e são uma maneira versátil de criar padrões aparentemente aleatórios. Eles também são bons para simular as superfícies encontradas na natureza, como é característico das imagens fractais.
Os parâmetros de ruído interagem de perto uns com os outros. Variações sutis em cada um podem criar efeitos visivelmente diferentes.
Acima: Um mapa verificador e um bitmap
Abaixo: Os mesmos mapas com ruído aplicado
Para adicionar ruído em um material:
Para remover o ruído de um material:
O ruído não está mais aplicado no mapa.
Para animar o efeito do ruído:
Por padrão, o 3ds Max configura chaves de animação em uma das extremidades do intervalo de quadros ativo.
Estes controles aparecem na implementação Ruído de muitos mapas 2D:
Determina se os parâmetros de Ruído afetam o mapa.
Define a intensidade da função fractal, expressa como um percentual. Se a quantidade for 0, não haverá ruído. Se a quantidade for 100, o mapa se tornará somente ruído. Padrão=1,0.
Ou iterações: O número de vezes que a função é aplicada. O efeito do nível depende do valor de Quantidade. Quanto mais intensa for a quantidade, maior será o efeito do aumento do valor de Níveis. Intervalo = 1 a 10. Padrão = 1.
Define a escala da função de ruído em relação à geometria. Com valores muito pequenos, o efeito do ruído torna-se ruído branco. Com valores grandes, a escala pode exceder a escala da geometria e, nesse caso, terá pouco ou nenhum efeito. Intervalo = 0.001 a 100. Padrão = 1.0.
Determina se há animação no efeito de ruído. Este parâmetro deverá ser ativado se você desejar animar o ruído.
Controla a velocidade da animação da função de ruído.