Distorções espaciais são objetos que fornecem uma variedade de efeitos de "campo de força" em outros objetos na cena.
As distorções espaciais não são renderizáveis. Utilize-os para afetar a aparência de outros objetos, às vezes de um grande número de objetos ao mesmo tempo. Distorções espaciais deformam a geometria do objeto pela geração de ondas, ondulações ou explosões. Outras distorções espaciais destinam-se exclusivamente para uso em sistemas de partículas e simulam efeitos naturais como vento, neve ou chuva, ou o de uma rocha no caminho de uma queda de água.
As distorções espaciais se comportam como modificadores, exceto pelo fato de que uma distorção espacial influencia o espaço do mundo em ves do espaço de um objeto, como fazem os modificadores geométricos.
Quando cria um objeto de distorção espacial, as viewports exibem uma representação dele. É possível transformar a distorção espacial ao fazer outros objetos 3ds Max. A posição, rotação e escala da distorção espacial afetam a sua operação.
Para que um objeto ou um conjunto de seleção seja afetado por uma distorção espacial, vincule o objeto ao desvio espacial. Uma distorção espacial não tem efeito em objetos, a não ser que os objetos sejam associadas a ela. Quando um objeto está vinculado a uma distorção espacial, o vínculo aparece na parte superior da pilha do objeto. Uma distorção espacial é sempre aplicada após as transformações ou modificadores.
Quando você vincular uma distorção espacial a vários objetos, o conjunto de parâmetros da distorção espacial afeta todos os objetos por igual. No entanto, a distância do objeto à distorção espacial ou a sua orientação espacial à distorção espacial podem alterar o efeito de distorção. Devido a esta distorção espacial, apenas mover um objeto através do espaço distorcido pode alterar o efeito de distorção.
Também é possível usar várias distorções espaciais em um único objeto ou objetos. Diversas distorções temporais aparecem na pilha de um objeto na ordem em que são aplicados.