Normalmente, é necessário ajustar a velocidade do obturador e o valor da abertura para assegurar que uma quantidade ideal de luz entre na câmera.
O gráfico em seguida ilustra a quantidade de luz que passa através de uma lente definida para uma abertura de f11. Na figura A, a velocidade do obturador é rápida e apenas uma pequena quantidade de luz passa através dele. Na figura B, a velocidade do obturador é lenta e mais luz passa através dele.
Em uma configuração externa em um dia ensolarado, por exemplo, você pode combinar uma velocidade de obiturador mais rápida com uma pequena abertura para compensar o brilho do ambiente.
Se o dia estiver nublado, no entanto, você pode reduzir a velocidade de maneira que mais luz passe através da lente. Caso contrário, a foto ficará com pouca exposição e parecerá muito escura.
Se o ambiente inclui objetos com movimentos rápidos, você pode escolher utilizar uma velocidade do obturador mais rápida para evitar uma imagem tremida. Para compensar a velocidade mais rápida do obturador, você também precisa aumentar a abertura para permitir a entrada de mais luz.
O desafio é obter um equilíbrio eficiente entre a velocidade do obturador e a abertura. Uma configuração que funciona bem em uma situação pode não necessariamente funcionar bem em outra.
À medida que você cria suas cenas no 3ds Max, é necessário experimentar diferentes configurações de exposição para obter a condição de iluminação correta. Algumas dessas configurações dependem da velocidade e da abertura, especialmente os controles de exposição física dos modelos de Câmera física.
(O tipo de exposição de 1 / segundos não é a opção padrão da Câmera física, mas é o tipo mais comum para câmeras de filmagem antigas de imagem fixa.)
As próximas três ilustrações mostram os efeitos que as diferentes configurações de exposição podem ter em uma cena idêntica.
Cena exposta corretamente: velocidade do obturador 1/500s em f8.
Cena subexposta: velocidade do obturador 1/1000s em f16.
Cena superexposta: velocidade do obturador 1/100s a f5.6.