O utilitário de Nível de Detalhe permite criar um objeto que altera sua complexidade geométrica ou o nível de detalhes com base no tamanho na imagem renderizada. É possível criar várias versões do mesmo objeto, cada uma com diferentes níveis de detalhe, agrupá-las como uma só, e a seguir, executar o utilitário de Nível de Detalhe, que cria automaticamente um controlador do nível de detalhe especial como uma trilha de Visibilidade. O controlador de nível de detalhe oculta e exibe os objetos no grupo, dependendo de seu tamanho na cena renderizada.
O principal objetivo deste utilitário é economizar tempo na renderização de objetos complexos e na manipulação de objetos nas viewports. Como uma parte de velocidade de renderização está diretamente relacionada ao número de faces que deve ser renderizado em uma cena, usar o utilitário Nível de Detalhes permite reduzir o número de faces renderizadas conforme um objeto reduz o tamanho aparente. Além disso, é possível usar este utilitário para exibir um substituto simples para um objeto mais complexo nas viewports. Já que a pilha não é calculada para os objetos ocultos nas viewports, é possível acelerar a manipulação de viewport ao usar este utilitário para substituir objetos de pilha complexos por substitutos simples.
Para configurar um objeto para o utilitário de Nível de Detalhe:
O nome dos objetos dentro do grupo aparecem na lista de Nível de Detalhes, em ordem de complexidade; somente o objeto menos complexo no grupo é exibido nas viewports, enquanto todos os outros objetos ficam invisíveis.
Para acessar uma pilha de objeto:
Para atribuir materiais dentro do grupo:
Para desmontar um objeto do Nível de Detalhe:
Se olhar para um objeto de Nível de Detalhe na Vista de Trilha, será possível ver apenas as trilhas para o subobjeto que é exibido atualmente nas viewports. Para ver todos os subobjetos na Vista de Trilha, é preciso desativar os Objetos Visíveis.
Se precisar desfazer um objeto de Nível de Detalhe agrupado e restaurar os subobjetos a seus estados independentes, siga estas etapas:
Permite criar um novo conjunto e adicionar ou remover objetos do conjunto atual.
Cria um novo conjunto de Nível de Detalhe com base em um objeto de grupo selecionado atualmente.
Adiciona um objeto ao conjunto do Nível de Detalhe. Primeiro é preciso anexar o objeto que deseja adicionar ao grupo. Para adicionar um objeto ao conjunto, utilize Alinhar para centralizar o objeto com o objeto de grupo. Selecione o objeto que deseja adicionar e, a seguir, selecione Anexar a partir do menu Grupo e, a seguir, clique no objeto do grupo. Finalmente, clique no botão Adicionar ao Conjunto e, a seguir, clique no objeto que deseja adicionar.
Remove os objetos destacados na janela de lista do conjunto atual. Observe que o objeto então se torna visível nas viewports, mas ainda faz parte do grupo. Para remover o objeto do grupo, selecione o menu Grupo Abrir, selecione o objeto que deseja remover e selecione o menu Grupo
Separar. Selecione novamente o objeto de grupo e selecione o menu Grupo
Fechar.
Os controles giratórios de Largura e Altura nesta área são definidos para o tamanho de saída da renderização atual cada vez que o utilitário de Nível de Detalhe for inserido. Usando os controles giratórios, é possível alterar este local para qualquer de resolução. Se a percentagem da opção de Imagem de Destino for selecionada, à medida que se altera o Tamanho da Imagem de Destino, os valores de limite também mudam.
Redefine os controles giratórios para o tamanho de saída da renderização atual.
Exibe todos os objetos no grupo por complexidade, com as menos complexas no topo da lista. Os números à esquerda de cada nome de objeto são os valores de limite que indicam o tamanho em que o objeto será exibido na cena renderizada. Os números podem ser de dois tipos de unidades: pixels, ou percentagem da imagem de destino. Defina o tipo de unidade no grupo de Unidades de Limite.
Exibe na viewport o objeto realçado na janela da lista. Somente um objeto no grupo é exibido nas viewports a qualquer momento. Como padrão, é exibido o objeto menos complexo, mas é possível observar os outros, realçando-os na lista e selecionando este item. Clicar duas vezes no nome do objeto na lista executa a mesma função.
As opções desta caixa de grupo permitem escolher entre dois tipos de unidades de limite. Alternar entre essas duas opções não altera o efeito; mas sim o método pelo qual são definidos os limites.
Define o tamanho mínimo do objeto antes de ser substituído pelo menos complexo e o tamanho máximo do objeto antes de substituído pelo mais complexo. Os valores variam de acordo com o tipo atual de Unidade de Limite. Os valores do limite padrão são iniciados, de modo que o objeto mais complexo seja 100% do tamanho de saída da imagem. Os limites remanescentes são definidos usando um algoritmo com base em uma proporção do número de faces entre cada objeto. Supõe-se que todas as faces têm o mesmo tamanho e, depois, seleciona os limites para que as faces permaneçam com tamanho constante como exibido na tela. Normalmente, isso irá fornecer o tipo de transição suave necessária, mas é possível personalizar os valores de limite. Os valores de limite estão inter-relacionados entre os objetos, então, alterar o tamanho mínimo de um objeto, por exemplo, também irá alterar o tamanho máximo do próximo objeto.
Redefine todos os limites para todos os objetos da lista, utilizando o algoritmo descrito anteriormente.
Fecha o utilitário.