Na cinemática inversa, as junções operam permitindo movimento em um ou mais eixos e restringindo o movimento nos eixos remanescente. Definir se um objeto pode mover (deslizar) ou girar em torno de um eixo específico com a caixa de seleção nas implementações de junta. As juntas têm um número máximo de seis eixos possíveis: três eixos para posicionar e três de rotação. Restringir o movimento de uma junta ao definir quais eixos estão ativos.
A configuração dos eixos da junta IK sobrepõe quaisquer configurações de Trave emInformações de vínculo.
Procedimentos
Para ativar ou desativar um eixo:
-
Selecione um objeto.
- No painel
Hierarquia, clique em IK.
- Aumente a implementação para um tipo de junta.
- Ligue o Ativo para qualquer eixo disponível
- Quando ativado, o eixo está ativo e o objeto pode mover ou girar em torno de um eixo.
- Quando desativado, o eixo está inativo e o objeto pode mover ou girar em torno de um eixo.
Para limitar a junta:
-
Selecione um objeto.
- No painel
Hierarquia, clique em IK.
- Ativar Limitado para qualquer eixo ativo. Se o eixo estiver inativo, as configurações de limites são ignoradas.
- Quando ativado, o eixo é limitado e o objeto pode mover ou rotacionar dentro do intervalo definido pelos campos De e Para.
- Quando desativado, o eixo não está limitado e o objeto move ou rotaciona livremente em torno do eixo. Se você ativar Limitado, especifique os valores limite nos campos De e Para. Ao definir limites, o objeto é movido para a posição ou a rotação definida pelo campo De ou Para. Ao sair do campo ou liberar o spinner, o objeto volta para a sua posição original. Você também pode visualizar os limites da junta na viewport ao pressionar e manter pressionado o botão do mouse sobre o de ou para a legenda de um campo Limite. O objeto irá mover ou rotacionar para o valor limite até que você soltar o botão do mouse.
Interface
Implementações das juntas Deslizantes/Rotacionais
A implementação das Juntas Deslizantes e Juntas Rotacionais contém controles semelhantes para a posição e rotação, respectivamente. Além disso, cada implementação contém caixas de grupo idênticos para controle dos eixos X, Y e Z.
Grupos do eixo X/Y/Z
- Ativo
- Ativa um eixo (X / Y/Z ). Permite que o objeto selecionado deslize ou gira em torno do objeto ativado.
- Limitado
- Limita o intervalo de movimento ou rotação permitido em um eixo ativo. Utilizado em conjunto com o de e para controles giratórios. A maior parte das juntas tem uma faixa de movimento limitada ao longo de um eixo ativo. Por exemplo, um pistão slides somente dentro do comprimento do cilindro.
- Facilidade
- Faz com que uma junta resista ao movimento conforme se aproxima dos limites De e Para. Simula uma junta orgânico ou utilizadas junta mecânica, movendo ou girando livremente no meio de sua faixa de movimento, mas movendo menos livremente nos extremos da faixa.
- Para controles giratórios
- Determine os limites de posição e de rotação. Utilizado em conjunto com a função limitado.
- Mola de volta
- Ativa a mola de volta. Cada junta tem uma posição de apoio. Quando a junta é movida a partir da posição de apoio, uma força cada vez mais empurra a junta de volta para a sua posição de apoio, como uma mola.
- Mola de volta (spinner)
- Define a posição de apoio para a junta. Para as juntas de rotação, esta é a orientação da junta em graus; para juntas deslizantes, é a posição em unidades. O ajuste deste é semelhante para ajustar os spinners De/Para. Você verá a orientação / posição ao executar o ajuste, mas ao soltar o spinner, o objeto retorna para seu estado anterior.
Se você estiver usando o solucionador de HD, você deve ativar Mostrar estado inicial (painel Movimento de
desenvolvimento de Parâmetros de Controlador) para ver o efeito na geometria durante o ajuste.
- Tensão de mola
- Define a força da "mola." Valores maiores fazem com que a mola puxe mais forte conforme a junta se move mais de sua posição de apoio. Um valor de 0 desativa a mola; as configurações muito altas podem transformar a junta em um limite porque você pode alcançar o ponto onde a mola é muito grande para permitir que a junta se mova para além de um certo ponto.
- Amortecimento
- Aplica a resistência sobre um intervalo completo da junto de movimento ou rotação. Simula o efeito de natural de atrito da junta ou inércia. À medida que uma articulação fica corroída, seca ou quando é sobrecarregada resiste ao movimento juntamente com seus eixos ativos.