Ao usar os passos para animar as pernas e os pés, a animação da espinha, do pescoço, cabeça, braços e outras partes do corpo superior são obtidas da mesma maneira que a animação de forma livre. Basta ativar Auto Key e começar a mover e girar as partes do corpo. Consulte Animação ao mover vínculos e Animar ao girar os vínculos .
Também é possível clicar no botão Set Key na implementação de Informação Chave para definir as chaves para as partes do corpo selecionada no quadro atual. Esta opção permite mover as partes do corpo como desejar, definindo as chaves somente quando tiver sido decido o que fazer.
Animação do centro de massa (COM) funciona de forma diferente, dependendo se o bípede em um determinado passo no quadro.
Como as chaves são criadas para a espinha, os braços e cauda, quando os passos são ativados, tenha cuidado ao criar novos quadros-chave. Como com a animação 3ds Max, colocar os quadros-chave um ou dois quadros de intervalo cria movimentos com solavancos ou estouros.
Para evitar colocar os quadros-chave nas partes superiores do corpo muito próximas, é possível fazer uma das seguintes opções:
Quando a animação de passosfor utilizada, animação do corpo superior e das pernas são independentes. Em qualquer momento que a posição do centro de massa do corpo seja alterada, as posições da perna são atualizadas automaticamente para garantir que os pés ainda se movam de passo a passo.
Interdependências entre o corpo superior e as pernas são atualizadas depois que uma chave foi definida, às vezes, deixando a aparência de um salto na posição da perna. No entanto, em reproduzir a animação, é possível encontrar o movimento para ser suave.
Ao definir uma chave de perna enquanto o pé está no nível do chão, a localização do pé é automaticamente recalculada com base na curva natural do pé a partir do ponto de contato inicial com o solo. Os pontos de giro são baseados em colisões entre o plano da pisada, os dois cantos do calcanhar e os ossos que conectam os vínculos do dedo do pé.
Esta habilidade para conservar as relações interdependentes permite facilmente experimentar e improvisar com o movimento, desde que garanta que as edições a uma parte do corpo não irá corromper a integridade de outras partes.
Em geral, as alterações ao centro de massa, espinha e pelvis fazem as pernas se ajustar. As alterações para as pernas não afetam oa posição vertical do centro de massa.